Projeto Escolha Certa oferece ensino complementar para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual

Projeto Escolha Certa oferece ensino complementar para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual

Ação visa estimular os estudantes e apoiar na recuperação das perdas de aprendizagem no período da pandemia.

Por Redação 12/05/2022 - 10:55 hs
Foto: Divulgação

Com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lança o Escolha Certa. A ação, que será realizada entre os meses de maio e dezembro deste ano, é destinada aos estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021. As inscrições para o Escolha Certa ocorrem até 20 de maio e estão disponíveis clicando aqui. O início das aulas está previsto para o dia 30 de maio.

Serão oferecidas quatro opções de trilhas de aprendizagem. Em todas, serão disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho. As opções contemplarão:

• Opção 1: Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho
• Opção 2: Preparação para o Enem com acesso gratuito à plataforma Me Salva, além dos conteúdos da opção 1;
• Opção 3: Cursos de capacitação em tecnologias da informação, desenvolvimento de sistemas, programação e outras áreas de tecnologia e empreendedorismo, além de conteúdos da opção 1;
• Opção 4: Capacitação em Economia Criativa: artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação; além dos conteúdos da opção 1.

As aulas ocorrerão no formato híbrido, onde o estudante poderá escolher se prefere cursar de forma presencial ou apenas remota. As aulas presenciais ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno.

No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o modelo visa atender demanda dos próprios estudantes, que foram prejudicados pelo período da pandemia e demonstraram interesse em continuar o aprofundamento dos estudos depois de estarem formados.

Capacitações com instituições parceiras

Os alunos que se inscreverem no Escolha certa terão indicação e acesso gratuito a alguns cursos da temática escolhida com instituições parceiras. A iniciativa tem o intuito de oportunizar o conhecimento e aproximar ainda mais os estudantes do mercado de trabalho e da área em que desejam atuar. Entre os parceiros da Seduc estão o SEBRAE, o SENAI, o Instituto Caldeira, a plataforma Me Salva e o Co.liga.

Encontrou algum erro em nosso texto? Envie para contato@olitoraneo.com.br