Prefeitura rompe com a Noiva do Mar e repassa todo transporte coletivo municipal para Transpessoal

Prefeitura rompe com a Noiva do Mar e repassa todo transporte coletivo municipal para Transpessoal

Transporte coletivo vinha funcionando com um modelo de permissão com as empresas.

Por Redação 13/05/2022 - 11:25 hs

Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 13, que não renovará a permissão da empresa Noiva do Mar para o transporte coletivo do município do Rio Grande. A empresa que representa 54% do serviço terá sua demanda repassada para a empresa Transpessoal que terá a permissibilidade renovada por mais seis meses. O município trabalha com o intuito de realizar uma licitação para o transporte e está contratualizando com a Universidade Federal do Rio Grande para que apoie os estudos necessários. A Transpessoal passa a executar todo o serviço já a partir das 00h deste sábado, 14. 

A Noiva do Mar e a Transpessoal vinham executando o transporte coletivo com um modelo de permissão, em que a cada período, era necessário uma nova permissão para funcionamento do sistema. Essa permissibilidade vinha ocorrendo desde a confusão que envolvia a última licitação, que estava em análise pelo Tribunal de Contas. Segundo o prefeito Fábio Branco a Prefeitura suspendeu aquele processo licitatório já tendo, inclusive, comunicado às instituições envolvidas. Isso permite que o município esteja apto a realizar um novo processo licitatório em novos termos.


Funcionários

Segundo o Prefeito Fábio Branco e o procurador jurídico Ênio Fernandez Jr. há limitações do Executivo Municipal no que tange os funcionários da empresa Noiva do Mar mas, que haverá esforços para que haja uma migração de funcionários desde que seja respeitado os direitos da empresa privada em realizar seus processos, sem interferência pública.  


Bilhetagem Eletrônica

Sobre a empresa responsável pela bilhetagem eletrônica que passa por uma intervenção do município, Fábio Branco disse que manterá a intervenção por entender que é importante que nesse momento que a municipalidade esteja bastante segura da transparência, dos dados e informações sobre o sistema de transporte. 


Frota e Horários

Uma reunião na tarde desta sexta-feira, 13, ainda definirá algumas situações sobre frota e horários. Contudo, o município buscará manter o máximo do sistema em funcionamento e que ajustes podem ser necessários mas, que todos serão devidamente comunicados.


Confira decreto:


Encontrou algum erro em nosso texto? Envie para contato@olitoraneo.com.br