Seja bem-vindo
Rio Grande,07/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lênin Landgraf

Rita Lobato Rio-Grandina e primeira médica do país

No 07/06/2024 o Google prestou homenagens à médica Rita Lobato Velho Lopes, que no dia 09/06 estaria completando 158 anos.


Rita Lobato Rio-Grandina e primeira médica do país

Lênin Landgraf

Mestre em História (UFPel)

leninplandgraf@hotmail.com 


Rita Lobato Rio-Grandina e primeira médica do país


Neste 07/06/2024 o Google prestou homenagens à médica Rita Lobato Velho Lopes, que no dia 09/06 estaria completando 158 anos. Nascida em Rio Grande em 1866, foi médica e destacada ativista política em prol do feminismo no Brasil. Filha de Rita Carolina Velho Lopes e Francisco Lobato Lopes – um grande comerciante de charque – a médica ficou conhecida nacionalmente como a primeira mulher a se formar e exercer a medicina no país. 

Rita e outros treze irmãos mudaram-se por toda a região sul, principalmente entre Pelotas e Rio Grande, durante toda a sua infância. A profissão do pai, estancieiro e comerciante de charque, obrigavam a família a se mudar de estância rotineiramente. Desde pequena indicava para a família que pretendia ser médica e, após o falecimento da mãe, dedicou-se completamente a isso. 

Somente em 1879, através de decreto imperial, assinado por D. Pedro II, foi proibida a discriminação contra mulheres no ensino superior. Claro que, para a época, para ingressar em um curso superior era necessário vir de berço rico, o caso de Rita. Diante disso, Francisco Lobato mudou-se para o Rio de Janeiro em 1884 e inscreveu sua filha e mais um irmão no curso de medicina. Em dezembro de 1887, após realizar adiantamentos no curso devido a sua grande capacidade, formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. 

Após a formatura retornou ao Rio Grande do Sul, onde atuou em diversas localidades, mas predominantemente atendia em sua casa na cidade de Porto Alegre. A partir de 1926, com o falecimento de seu marido, Antônio Maria Amaro de Freitas, mergulhou na onda do movimento feminista, lutando pelo direito ao voto feminino e pela eleição da médica Carlota Pereira de Queirós para o Congresso Nacional. 

Em 1934 filiou-se ao Partido Libertador e elegeu-se vereadora em Rio Pardo, onde foi a primeira mulher a ocupar tal posição. Em 1937, após o golpe do Estado Novo, teve seu mandato interrompido pelo fechamento de câmaras municipais por todo o país. 

Em 1940 sofreu um AVC, já aos 73 anos. Recuperou-se manteve-se lúcida e ativa até 06 de janeiro de 1954, quando faleceu aos 87 anos. Rita Lobato foi pioneira em sua jornada, abrindo caminho para todas as mulheres acadêmicas que viriam depois dela. 

 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.