Seja bem-vindo
Rio Grande,07/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ique de la Rocha

Representantes da Modec visitaram estaleiro

Expectativa é que novas encomendas de construção naval venham para cá.


Representantes da Modec visitaram estaleiro

Ique de la Rocha


A Petrobras está preparando uma nova licitação para a construção de plataformas que atendam o Pré-Sal, o que dá esperanças de que nossos estaleiros serão contemplados com encomendas.

Acreditávamos que a reativação dos estaleiros, principalmente o ERG, já estaria acontecendo no início do ano. Temos a impressão que até o presidente Lula acreditava nisso mas, ao que se sabe, os obstáculos foram muitos dentro da própria Petrobras, culminando com a demissão do seu presidente, Jean Paul Prates. 

A bem da verdade, Prates vinha realizando um bom trabalho na liderança da estatal, mas tinha uma visão diferente do presidente da República em algumas questões ligadas à empresa. Uma delas referia-se ao apoio à indústria naval brasileira, que foi uma promessa de campanha de Lula.

O bom é que Lula, ao contrário de muitos políticos, procura cumprir suas promessas. Tal ainda não aconteceu na questão dos estaleiros, mas deverá acontecer, uma vez que a indústria naval gera muitos empregos, está presente em vários estados e tem tudo para impulsionar nossa economia.

Como todos nós sabemos, a construção de plataformas significa, ainda, um incremento considerável de impostos no Município. E nós, rio-grandinos, vimos como nossa cidade se transformou para melhor com o Polo Naval. Quem não ganhou dinheiro diretamente, se beneficiou de forma indireta. Havia emprego, oportunidades de trabalho e não se via gente catando lixo ou pedindo esmolas nas ruas.


Visita que pode dar frutos

Pois tão logo o Governo Federal anunciou novas encomendas, representantes da poderosa Modec há cerca de 15 dias estiveram na cidade para verem como estão as instalações do Estaleiro Rio Grande.

A Modec tem vencido muitas licitações da Petrobras e já atuou em parceria com o EBR, em São José do Norte. A presença desses executivos é mais um motivo para termos esperança de que a construção naval, sem dúvida uma das vocações do município, poderá se reerguer muito em breve.

Uma pergunta que cabe neste momento: estaremos preparados, em termos de mão de obra qualificada, para atender as necessidades dos estaleiros?


Sinduscon na Fiergs

Presidente do Sinduscon Rio Grande, Airton Zoch Viñas, esteve presente na posse do novo presidente da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), na quinta-feira passada, 18, em Porto Alegre. Cláudio Bier sucede a Gilberto Petry e Viñas, que foi diretor na gestão passada, agora é titular do Conselho Fiscal da entidade.

Outro rio-grandino que continua na diretoria da Fiergs é o industrial Torquato Ribeiro Pontes Neto. 

A nova gestão da Fiergs foi eleita para o período 2024/2027. 


Zona Franca no RS

O presidente Cláudio Bier adiantou que uma das lutas de sua gestão será pela criação de uma Zona Franca no Rio Grande do Sul como forma de compensar nossa distância com o maior mercado consumidor, que é o centro do país, o que acaba por dificultar a implantação de grandes projetos no estado.

Há muitos anos Rio Grande cogitou a implantação de uma Zona Franca aqui, junto ao porto, no final dos anos de 1960 e início de 70. O saudoso economista e professor João Lages era um grande entusiasta dessa ideia, assim como da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que chegou a ser indicada pelo governo federal, na época do presidente José Sarney e utilizaria os terrenos da antiga Cedic. Uma diretoria chegou a ser formada para a ZPE, mas o projeto nunca saiu do papel.


Contatos com a coluna pelo email: iquedelarocha@gmail.com



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.