Seja bem-vindo
Rio Grande,16/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nerino Dionello Piotto

ECONOMIA É O ESTUDO DA ESCASSEZ

Pindorama está metido numa baita encrenca!


ECONOMIA É O ESTUDO DA ESCASSEZ

Nerino Dionello Piotto


Economistas mostram-se céticos sobre a meta fiscal. Pois, embora com aumento de receitas em torno de 10% acima da inflação, as contas do Governo Federal fecharam o primeiro semestre com rombo de R$68,59 bi, o pior resultado desde 2020, pior até que o de 2021, em plena pandemia!

Lula ataca o Banco Central, parecendo ainda não entender que a inflação é o pior imposto para o pobre. E que o rabo pode balançar o cachorro, no caso, a economia americana, dos EEUU, está resiliente no crescimento. No último trimestre, cresceu 2,8%, pelo aumento do consumo das famílias e das exportações, bem acima dos 2,1% previsto pelos analistas. Isto pode fazer com que ocorra uma inflação de demanda, ocasionando um retardamento da baixa dos juros por lá. O que influenciará no mesmo sentido por aqui.

O que Lula precisaria compreender e fazer... é que se a arrecadação embora em alta, se estiver aquém dos gastos,, aumenta, como tem ocorrido, nossa dívida. Aí o Estado precisa pedir mais dinheiro emprestado, aumentando a dívida e a situação fica mais arriscada. Lula diz que não se pode gastar mais do que do se arrecada....ESTÁ CORRETO! Mas...não é isto que se constata, segundo os dados do Tesouro Nacional, recém publicados. Gente...

Se a situação oferece mais riscos o Governo precisa pagar mais juros para conseguir mais dinheiro emprestado. Aí é onde entra o aumento das taxas de juros. Ela aumenta porque o risco do Estado aumenta. Em dado momento, surge a dificuldade de pagar a dívida vencida e o Estado emite, imprime dinheiro. Mais dinheiro na economia faz pressão de procura por produtos, a chamada demanda e isto gera inflação. E este é o pior imposto para o pobre. Mas...

Poderia ser diferente!

Gente, o Estado quase sempre atrapalha, mas é necessário. Mas nós podemos ajuda-lo, invertendo a percepção, elegendo bons homens públicos.

Eis a chave de toda a questão: entender de economia é importante para todos, mas formar e eleger bons governantes é muito mais.

Pensem nisso!!!





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.