Projeto de valorização ao patrimônio local já contemplou 13 escolas da rede municipal
O projeto tem por objetivo auxiliar os estudantes da rede municipal no aprendizado sobre fatos e locais importantes da história do município.
Desenvolvendo ações culturais e educacionais que visem um maior contato com a história do município, Rio Grande tem buscado a preservação e apreciação de diferentes patrimônios materiais e imateriais. Assim, o projeto de roteiros de Educação Patrimonial, desenvolvido pela Secretaria de Município de Educação, visa oferecer aos alunos da rede municipal aprendizados de forma lúdica e divertida sobre o assunto, com saídas de campo e visitas a pontos históricos.
Desde seu início, no primeiro semestre deste ano, o projeto já atendeu 13 escolas da região e mais de 400 alunos que participaram de oficinas e visitações. O projeto tem por objetivo auxiliar os estudantes da rede municipal no aprendizado sobre fatos e locais importantes da história do município. A ação visa também despertar o sentimento de pertencimento e valorização das memórias do território rio-grandino.
O projeto é uma proposta do setor Pedagógico da Secretaria de Educação, tendo suas atividades atreladas a Jornada Pedagógica que busca transformar os professores em multiplicadores permitindo um ensino inovador e criativo.
Thais Mespaque, assessora dos Anos Iniciais e Educação Patrimonial e coordenadora do projeto, comenta a motivação por trás deste. “Meus pais foram operários da fábrica Rheingantz e sempre gostei de ouvir histórias da minha família. Penso que compreender a história de nossa localidade é também saber da nossa e valorizar nosso papel na sociedade. Minha maior motivação para abordar a questão Patrimonial foi minha família”, disse Thais.
Para fazer parte dos roteiros, as escolas devem entrar em contato com Thais ou com a SMEd. Ela comenta, também, que os alunos que já foram contemplados com o projeto mostraram grande interesse nas diferentes formas de abordar a história do município.
De acordo com a assessora, os roteiros são previamente definidos com os professores regentes, para que eles possam contemplar o trabalho que já foi feito em sala de aula. Prévia as saídas de campo, são realizadas oficinas, nas quais são utilizados objetos, imagens e vídeos que possibilitam uma melhor compreensão da história rio-grandina e a importância da preservação das memórias.
Ela conta que utiliza de jogos e objetos simples, porém característicos da região, para aproximar os alunos da ideia de que a história não consta apenas nos livros. “Solicito também que os alunos levem e apresentem algo de suas famílias. Assim, relacionamos a memória da peça apresentada à nossa localidade. Dessa forma, o aprendizado se torna mais significativo e despertamos nos estudantes o sentimento de pertencimento”, comentou Thais.
Após a realização das oficinas, foram realizadas as visitas de campo que promovem aos alunos um conhecimento ainda mais aprofundado sobre o patrimônio local. Para o roteiro dos passeios envolvendo a cultura e história local, podem ser realizadas visitas no Balneário Cassino ou passeio aos museus da cidade, além de visitar os prédios do Centro Histórico.
Thais Mespaque comentou também que a agenda do segundo semestre, apesar de aberta, já está praticamente completa. Ela espera que as próximas visitações tenham o mesmo sucesso das que já foram realizadas. “Todas as professoras me dão retorno das atividades e sempre superamos suas expectativas”, finaliza.
Os roteiros são oferecidos a Rede Municipal, contemplando a educação infantil, os anos iniciais e finais, além dos alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para realizar as oficinas ou roteiro o contato deverá ser feito pelo e-mail edpatrimonialsmed@gmail.com ou pelo número (53)991633899 (Thais Mespaque).
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