Seja bem-vindo
Rio Grande,08/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

14ª Feira de Uvas de Pelotas é aberta oficialmente

Bancas comercializam a fruta e derivados diretamente do produtor ao consumidor até o dia 24


14ª Feira de Uvas de Pelotas é aberta oficialmente Foto: divulgação

A manhã de quinta-feira, 15, foi marcada pela cerimônia de abertura oficial da 14ª Feira de Uvas de Pelotas no Largo do Mercado Central. Até o dia 24 deste mês, haverá comercialização da fruta e produtos derivados, diretamente da zona rural ao consumidor, em bancas no Centro e alguns pontos da cidade. “Os produtores são os grandes protagonistas desse evento. Durante o cultivo dos pomares, não temeram, junto com suas famílias, todas as dificuldades e adversidades climáticas e, depois de muito trabalho e suor no rosto, trazem à cidade uma fruta de qualidade. O contato direto com o consumidor é muito importante”, pontua a prefeita Paula Mascarenhas.

A 14ª Feira de Uvas de Pelotas é organizada pela Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, produtores e conta com o apoio do Sicredi.

O vice-presidente do Legislativo, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), temporariamente na presidência, destaca a qualidade, a doçura, o sabor da uva desta safra, atribuindo os bons resultados à cooperação e a acompanhamento dedicados aos pomares e produtores pelos órgãos técnicos. “Do colono, vem o sustento da nossa mesa”, enfatiza.

Pronunciaram-se na abertura da Feira a representante dos produtores de uva, Núbia Casari, desejando sucesso de vendas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e do Sicredi, Nilson Loeck, que se reportou às dificuldades do agro e à importância do espaço para a Feira, e o representante da UFPel, professor César Rombaldi, que registou agradecimentos às famílias produtoras e parabéns pela qualidade da uva.

A presidente da Diretoria Executiva da Emater/RS, Mara Saafeld, agradeceu a Pelotas por valorizar a agricultura e dar espaços à agricultura familiar do município e do Estado. O representante da Embrapa, pesquisador Luís Eduardo Antunes, destacou que a uva é produto incluído no portifólio de vendas dos agricultores e que, graças à tecnologia e acompanhamento dos pomares, a comunidade consumirá uma fruta de grande qualidade.

No encerramento da abertura oficial da Feira de Uvas de Pelotas, representando a comissão organizadora, a servidora da SDR, Rejane Jorge, entregou um buquê de flores à produtora Núbia Casari, por ter colocado à disposição a sua propriedade, na colônia Ponte Cordeiro de Farias, para Abertura Oficial da Colheita da Uva, no dia 7 deste mês.

Prestigiaram a solenidade da abertura da 14ª Feira, além dos citados, o vereador Carlos Júnior (PSD), o assessor especial de projetos da Prefeitura, Luiz van der Laan, a representante do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), Laura Trápara, e a Corte da Uva 2024 - rainha Yasmin Schuler Sturbelle e princesa Ellen Schiavon Scherdien -, além da rainha do Morango/2023, Adriele Igansi Jandt.

A safra deste ano deverá resultar em 814 toneladas de uvas. Pelotas conta com 51 produtores, sendo 14 de variedades de mesa e 37 para a indústria.

Bancas atendem das 9 às 18h

- Banca do Largo do Mercado Central – diariamente, do dia 15 ao dia 24, com exceção do domingo (18)

- Avenida Dom Joaquim – sexta-feira (16) e terça-feira (20)

- Laranjal (Trapiche) – sábado (17), domingo (18), sábado (24)

- Avenida Salgado Filho (Havan) – sábado (17), sábado (24)

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.