Seja bem-vindo
Rio Grande,21/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Anhanguera e UFPel arrecadam caixas de leite para confecção de mantas térmicas

Iniciativa do curso de Direito Ambiental da Faculdade Anhanguera é feita em parceria com o Centro de Integração do Mercosul (CIM) da UFPel.


Anhanguera e UFPel arrecadam caixas de leite para confecção de mantas térmicas Divulgação

Na região sul do Estado, a Faculdade Anhanguera de Pelotas e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão arrecadando caixas de leite do tipo Tetra Pak, para confecção de mantas térmicas, as quais serão destinadas aos abrigos municipais da região.

A iniciativa do curso de Direito Ambiental da Anhanguera é feita em parceria com o Centro de Integração do Mercosul (CIM) da UFPel, a partir do curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e visa amenizar a sensação de frio nesses locais. As atividades são feitas com o apoio de alunos das duas instituições.

"Os materiais podem ser colocados entre os pallets e os colchões das pessoas que estão nos abrigos com o intuito de impedir que o frio do chão chegue até o colchão, amenizando a sensação da baixa temperatura. Além disso, as mantas podem ser usadas nos imóveis de madeira e casinhas de cachorro", explica Débora Peter, docente de Direito Ambiental da Anhanguera, que indica ainda que a referência dessa produção se deu a partir do projeto Lixo Zero e Recicla, de Porto Alegre.

Quanto à destinação final das caixas de leite e cuidados para realizar a doação, Javier Luzerdo, da UFPel, indica que o material, que serve para fazer isolamento térmico, deve ser entregue vazio, limpo e higienizado. "O que também facilita o processo de montagem das mantas é se as caixas forem entregues já abertas. A maneira mais adequada é abrir as orelhas das caixas, cortar a parte superior e inferior delas e lavá-las com detergente e água. Se a caixa tiver tampa, é preciso cortar abaixo dela e retirar essa parte", explica.

O processo para a produção da manta dispõe do uso de 32 caixas de leite, que são unidas através do aquecimento das extremidades, com uso de um soprador de ar quente. Por fim, o docente da UFPel ressalta que após essa primeira fase de arrecadação (serão arrecadadas 17.600 caixas) e mapeamento de necessidades, o encaminhamento será feito para abrigos do município e região.


Pontos de coleta:

Faculdade Anhanguera Pelotas - Av. Fernando Osório, 1.970 (das 9h às 21h);

Centro de Integração do Mercosul (UFPel) - Rua Andrade Neves, 1.529 (das 14h às 18h).


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.