Seja bem-vindo
Rio Grande,30/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

IFSUL de Pelotas e Universidade de Santa Maria montam linhas de produção para doar roupas apreendidas pela Receita Federal

Iniciativa visa descaracterizar as roupas apreendidas para serem doadas para as vítimas da enchente


IFSUL de Pelotas e Universidade de Santa Maria montam linhas de produção para doar roupas apreendidas pela Receita Federal Foto: Assessoria/Divulgação
Publicidade

Sensibilizadas pelas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio, duas universidades da região se organizaram para fazer chegar mais roupas aos desabrigados. Elas criaram linhas de produção – com trabalhadores e alunos voluntários – para descaracterizar roupas e calçados apreendidos que continham identificação de marca comercial.

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul) campus Pelotas organizou-se desde os primeiros dias de chuvas intensas e, no dia 06 de maio, entregou o primeiro lote de mercadorias descaracterizadas. No total, foram mais de 3.700 kg de roupas e 100 kg de pares de calçados doados para os municípios de Guaíba e Santa Maria.

 

A segunda iniciativa, foi do curso de modas da Universidade Franciscana de Santa Maria (RS). A ideia inicial dos alunos foi de reunir estudantes de moda para costurar peças novas de roupas. A movimentação dos alunos nas redes sociais para obter doações de tecidos chegou ao conhecimento da Receita Federal que entrou em contato com a instituição para propor a parceria.


 

A iniciativa deu tão certo que a coordenação do curso estuda a possibilidade de inserir a disciplina de customização/descaracterização de peças no currículo acadêmico. A parceira vai permanecer para novos lotes de roupas e calçados, conforme estoques de apreensões da Receita Federal de Santa Maria. Nesta etapa, foram finalizadas 1026 peças de vestuário.

 

No Projeto "Receita Cidadã", a Receita Federal utiliza o processo de destinação de mercadorias apreendidas para contribuir com a gestão ambiental, ecoeficiência e responsabilidade social com ações benéficas para toda a sociedade. Peças de vestuário, cintos, sapatos e bonés são descaracterizados a partir da retirada de etiquetas e logomarcas em evidência. Assim, o material pode ser doado para a população em situação de vulnerabilidade econômica. Os retalhos dos tecidos são reaproveitáveis na confecção de tapetes, tendo sido utilizados, também, na confecção de máscaras de proteção à COVID-19, na pandemia.

 

 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.