Seja bem-vindo
Rio Grande,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Café com Z recebe Secretário de Zeladoria, Vinicius Moraes

Durante a entrevista, o secretário explicou sobre a coleta de lixo domiciliar e o acúmulo de inertes ocasionados pela cheia da Lagoa dos Patos.


 Café com Z recebe Secretário de Zeladoria, Vinicius Moraes

Na tarde desta terça-feira, 18, o programa Café com Z, em O Litorâneo, recebeu o secretário de Zeladoria, Vinicius de Moraes.


Durante a entrevista, o secretário explicou sobre a coleta de lixo domiciliar e o acúmulo de inertes ocasionados pela cheia da Lagoa dos Patos.


Desde o mês de maio, o município do Rio Grande enfrenta problemas relacionado a coleta do lixo domiciliar. Segundo o responsável pela pasta, nesta quarta-feira, 19, a nova empresa responsável pela coleta deve iniciar suas operações na cidade. 


“Fazendo uma retrospectiva do lixo, nós já vínhamos dando problemas com essa empresa e nunca escondemos da população nesse sentido. O contrato público tem algumas coisas que são um pouco difíceis de lidar. porque tem todo um trâmite de multa, um trâmite de notificação e esses trâmites nunca faltaram por parte da Secretaria . Então, pensando nisso e a fim de que o contrato estava por acabar, fizemos uma licitação a fim de resolver esse problema. Tivemos um vencedor na licitação, o qual o contrato foi assinado e temos uma ordem de início para essa semana para começar o serviço”, explica.



Coleta de inertes


Com a queda do nível da Lagoa dos Patos, diversas ruas do município estão com acúmulo de móveis e inertes em esquinas e na frente de residências. Segundo o secretário de Zeladoria,  a pasta organizou um cronograma para que a retirada desses materiais sejam feitas por bairros. "Nós tínhamos uma média de 225 toneladas recolhidas por dia e aumentamos para 500 toneladas, porque duplicamos as equipes e estamos trabalhando domingo e à noite. Nós tínhamos na cidade do Rio Grande, trabalhando na questão dos inertes, quatro retroescavadeiras e 14 caminhões. Tão logo começou as águas baixar, rapidamente a secretaria já duplicou as equipes. Então, ou seja, hoje nós temos 10 retroescavadeiras e 30 caminhões trabalhando nesse serviço. Hoje, estamos na Cidade Nova com as equipes. Amanhã, vamos estar na São Miguel e a partir de amanhã vamos anunciando os próximos dias”, comenta o secretário de Zeladoria, Vinicius Moraes. 


Coleta seletiva


Durante a entrevista, o secretário de Zeladoria também informou que, atualmente, a coleta seletiva está suspensa e o serviço será retomado em breve.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.