Seja bem-vindo
Rio Grande,22/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo do Estado sanciona lei contra racismo e homofobia em partidas esportivas

A Lei Vini Jr determina um protocolo para interromper partidas esportivas após casos de racismo e homofobia.


Governo do Estado sanciona lei contra racismo e homofobia em partidas esportivas Foto: Reprodução/ redes sociais

Na segunda-feira, 8, o governador Eduardo Leite (PSDB) sancionou a Lei Vini Jr 267/2023 contra casos de racismo e homofobia em partidas esportivas. O projeto, de autoria da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) tramitava na Assembleia Legislativa desde maio de 2023, sendo aprovado em junho com 44 votos favoráveis e nenhum contrário. A aprovação ocorreu após as prisões de três pessoas pelo crime de racismo praticado ao jogador brasileiro na Espanha. 

A Lei visa instituir o “Protocolo de Combate à Discriminação”, a ser aplicado em estádios e arenas esportivas em casos de suspeita de racismo, injúria racial ou homofobia. Desta forma, estabelece um protocolo para interromper partidas esportivas após casos de racismo e homofobia.


De acordo com o documento, em caso de ocorrências de racismo, injúria racial ou homofobia, o árbitro da partida deve interromper o jogo até o fim da conduta discriminatória; se a conduta se repetir deverá interromper a partida por 10 minutos ou determinar a saída dos atletas da quadra. Em caso de repetição do ato, a partida deverá ser encerrada.  


Ainda, fica determinado que diante de uma ocorrência, os organizadores devem informar à polícia e à torcida, através do sistema de som do estádio ou arena. O protocolo será válido do início ao final da partida. 


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.