Portos RS recebe dois prêmios na quinta edição do Prêmio Portos + Brasil
O Porto do Rio Grande foi o quinto maior porto público em movimentação de cargas no Brasil, com mais de 18 milhões de toneladas movimentadas somente no primeiro semestre de 2024.
Portos RS foi destaque na quinta edição do Prêmio Portos + Brasil, realizado na quarta-feira, 07 de agosto de 2024, ao receber prêmios em duas categorias: 1º lugar em Crescimento da Movimentação de Contêineres e 3º lugar em evolução do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP).
O Prêmio Portos + Brasil qualifica portos brasileiros em nove categorias, premiando os três primeiros colocados em cada uma. O principal reconhecimento é o Ranking IGAP, resultado de 15 indicadores que avaliam a gestão das autoridades portuárias dos portos públicos brasileiros.
O Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP) é um importante dado para instigar evolução do setor portuário no Brasil, motivando a melhoria contínua na administração dos portos ao adotar melhores práticas, aumentar a eficiência e a transparência, e implementação de inovações tecnológicas, possibilitando, assim, a contínua evolução dos portos brasileiros, atraindo investimentos e aprimorando a capacidade logística do país.
Para o diretor João Alberto Gonçalves, "este reconhecimento à Portos RS é fruto de um trabalho incansável de uma equipe alinhada e empenhada no alcance de metas e do objetivo estratégico, o que fortalece a estrutura portuária do Rio Grande do Sul e apoia o desenvolvimento econômico sustentável do Estado e do País".
O reconhecimento pelo crescimento na movimentação de contêineres também é de extrema importância para o complexo portuário do Rio Grande. Isso porque o Tecon Rio Grande, terminal operado pelo grupo Wilson Sons, conquistou o primeiro lugar nesta categoria. Esse é um reconhecimento muito expressivo, porque, segundo dados da Antaq, os portos brasileiros registraram um dado de movimentação histórico no primeiro semestre de 2024, impulsionado justamente pela movimentação de cargas conteinerizadas e pelo aumento no transporte de granéis sólidos e líquidos.
O diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, destacou aspectos fundamentais para que o Porto fosse premiado. "Muito nos orgulha sermos reconhecidos em uma premiação que avalia todos os portos do País. Este reconhecimento é fruto do brilhante trabalho realizado pelo nosso time, da agilidade da gestão da Portos RS em resolver as dificuldades que o nosso Estado passou, e definitivamente da credibilidade conquistada juntos aos clientes que usam nosso Porto. É o reflexo de estratégias bem pensadas e implementadas com foco em eficiência, produtividade e, especialmente, nas necessidades de nossos clientes", afirmou.
"Ao longo do último ano, atingimos importantes conquistas como a recuperação de market share e a continuidade do projeto de exportação de cargas oriundas do Uruguai. Além disso, o aumento acima de dois dígitos em exportação, transbordo e navegação interior. Estamos no mapa mundial do tráfego do comércio internacional, com infraestrutura de longo prazo para dar a sequência necessária nas eficientes operações, posicionando o nosso Porto e terminal como a principal e mais qualificada alternativa portuária e logística do Cone Sul para o mundo todo", completou.
A transformação da autoridade portuária de autarquia para empresa pública demonstrou ser uma medida assertiva por parte do governo do Estado, trazendo benefícios significativos para a gestão portuária e para a economia do estado. Essa mudança aprimorou a eficiência e a flexibilidade na administração dos portos, permitindo uma abordagem mais dinâmica e orientada para resultados.
O presidente da Portos, Cristiano Klinger, reforçou que os prêmios são fruto do esforço coletivo e das mudanças estruturais na empresa. "Estamos colhendo os frutos de todo o trabalho realizado. Isso demonstra que as ações e estratégias empregadas na efetivação da transformação de autarquia para empresa pública, com foco nas melhores práticas de gestão, podem sim transformar o cenário portuário gaúcho. Este reconhecimento evidencia que estamos cumprindo com todos os objetivos que traçamos e ressalta a importância dessa transformação. Agradecemos a toda a equipe da Portos pela dedicação e foco no trabalho", completou Cristiano.
Para o secretário estadual de logística e transportes, Juvir Costella, os prêmios materializam o reconhecimento do trabalho de excelência feito pela empresa pública nos três portos gaúchos que ela administra. "O setor portuário é fundamental para o escoamento da produção, tendo em vista os constantes avanços do setor nos últimos anos", completou o secretário.
Recorde em movimentação de cargas nos portos do Brasil
A premiação dos melhores portos brasileiros demonstra os avanços significativos do setor nos últimos anos. Nesta terça-feira (07), foram divulgados os dados de movimentação do modal no último semestre.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos brasileiros registraram os melhores resultados dos últimos 14 anos para o período, com um crescimento de 4,28% em comparação com o ano passado.
O Porto do Rio Grande foi o quinto maior porto público em movimentação de cargas no Brasil, com mais de 18 milhões de toneladas movimentadas somente no primeiro semestre de 2024.
COMENTÁRIOS