Seja bem-vindo
Rio Grande,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Professor e egresso da FURG emitem nota técnica sobre impactos das queimadas no Brasil em periódico nacional

Material foi publicado no Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


Professor e egresso da FURG emitem nota técnica sobre impactos das queimadas no Brasil em periódico nacional

O professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Flavio Rodrigues e o pesquisador de pós-doutorado Ronan Tavella, egresso da FURG e atualmente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), escreveram a pedido do GT de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) uma nota técnica publicada no Jornal da Ciência, da SBPC, destacando os impactos ambientais e os riscos à saúde pública causados pelas queimadas no Brasil. O documento, de autoria dos dois pesquisadores, detalha como a fumaça proveniente dos incêndios florestais afeta negativamente a qualidade do ar e provoca sérias consequências para o ambiente e para a saúde humana.

A nota técnica aponta que as queimadas em agosto de 2024 destruíram mais de 5,5 milhões de hectares no país, afetando biomas, áreas urbanas e agrícolas. O texto traz evidências sobre o aumento de internações hospitalares e óbitos relacionados à exposição a poluentes como o material particulado fino (MP2.5), com impacto direto nas populações vulneráveis, como crianças e idosos.

O documento também enfatiza a necessidade de políticas públicas integradas entre os setores ambiental e de saúde para mitigar os danos das queimadas. A nota aponta para a necessidade de fortalecimento da legislação ambiental, o monitoramento contínuo da qualidade do ar e ações preventivas para proteger a saúde pública e preservar os ecossistemas brasileiros.

Sobre o GT de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
Os Grupos de Trabalhos da SBPC têm o objetivo de assessorar a diretoria da SBPC nos seus temas de atuação e escopo. Cabe ao GT, provocado ou não pela Diretoria da SBPC, analisar, emitir pareceres e conduzir estudos nos temas de sua atuação, incluindo políticas de Estado (em todas as esferas e poderes) e tendências e debates sociais relativos a esses temas. O GT de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da SBPC é presidido pela Professora Mercedes Bustamante (UnB), ex-presidente da Capes, enquanto a SBPC é presidida pelo professor Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação do Brasil. O professor Flavio Rodrigues é membro titular do GT.

A nota técnica na íntegra pode ser acessada através do link:  Edições - Jornal da Ciência (jornaldaciencia.org.br)

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.