Seja bem-vindo
Rio Grande,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Café com Z recebe reitora eleita da FURG, Suzane Gonçalves

Na ocasião, Suzane falou sobre os projetos e expectativas da sua gestão, além dos trâmites para a posse junto ao Governo Federal.


Café com Z recebe reitora eleita da FURG, Suzane Gonçalves

Na tarde desta sexta-feira, 27, o programa Café com Z, em O Litorâneo, recebeu a reitora eleita em consulta pública da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Suzane Gonçalves. Na ocasião, Suzane falou sobre os projetos e expectativas da sua gestão, além dos trâmites para a posse junto ao Governo Federal.


A comunidade acadêmica da FURG, composta por estudantes, docentes e técnicos votou, na última quarta-feira, 18, para a escolha da nova reitoria que irá conduzir a Universidade no período de 2025-2029.  Na oportunidade, foi indicada com 76,38% dos votos válidos a Chapa 1, composta pela professora Suzane Gonçalves (reitora), Ednei Primel (vice-reitor) e Rafael Paes (terceiro nome). 

“Estamos muito felizes com a escolha da comunidade, pela confiança que a comunidade depositou em mim, no Rafael e no Ednei, para que a gente possa estar à frente da instituição pelos próximos quatro anos. E o nosso sentimento, por um lado, é de agradecimento ao reconhecimento que a comunidade fez das nossas propostas e a nossa capacidade de gestão, e também de muito compromisso. Com 76% da comunidade, nos escolhendo, reforçou o compromisso que nós teremos com a gestão da universidade, o nosso compromisso institucional com a FURG em todos os seus territórios. Estamos muito felizes e sabemos do desafio e da responsabilidade que temos pela frente”, destacou a reitora eleita, Suzane Gonçalves.


Após a pesquisa de opinião, os nomes são encaminhados ao Ministério da Educação (MEC), que tem a prerrogativa de empossar a partir da lista tríplice. Durante a entrevista, a professora explicou sobre este processo. Na oportunidade, Suzane também falou sobre os projetos para a sua gestão, destacando reformas estruturantes e a integração dos campi da Universidade. 

“Hoje à tarde deve ocorrer uma reunião do Conselho Universitário, em que a pesquisa de opinião, a gente não chama eleição, a gente chama de pesquisa de opinião, porque há uma legislação, que é ainda do período da ditadura militar, que estabelece que a escolha dos reitores se dá por meio de uma lista tríplice, e esta lista vai para Brasília, e o governo federal, o presidente, indica um dos nomes dessa lista. No momento, como é que funciona na nossa universidade? O nosso conselho universitário, ele estabeleceu as normas da consulta, da pesquisa de opinião, ela foi realizada, nós saímos vitoriosos com 76% na escolha da comunidade, hoje à tarde a reunião do Consun vai homologar o resultado da pesquisa de opinião e vai constituir o que se chama de colégio eleitoral, para que na próxima semana, havendo uma outra reunião do Conselho Universitário, ou o Conselho Universitário vote e escolha a composição da lista tríplice. Então, nós ainda seremos submetidos, vamos dizer assim, a uma eleição no âmbito do Conselho Universitário, que deve ocorrer na semana que vem. A nossa universidade, ela historicamente respeita a pesquisa de opinião, entendendo que é um processo democrático, no qual a comunidade expressa o seu desejo de quem lhe der e a gestão da universidade, então, deve ocorrer agora um processo muito tranquilo. É importante só comentar, que já temos um projeto de lei tramitando no Congresso Nacional, para que essa legislação seja revogada e a gente passe a ter, aí sim, a eleição para reitores, com uma chapa apenas com reitor e vice-reitor. Está tramitando, mas há uma grande confiança das universidades que esse projeto deve ir adiante, em breve a gente passa a ter um processo efetivamente democrático”, explica Suzane.


Durante a entrevista, a reitora eleita comentou os projetos de sua gestão. “Nós temos questões de curto, médio e longo prazo, questões de infraestrutura, questões que dependem de orçamento e outras questões que não dependem de orçamento, mas que também precisam ter um período maior para que elas possam ser efetivadas na universidade. Mas, assim, de imediato, nós queremos poder trabalhar solucionando pequenos problemas de infraestrutura na universidade para que o retorno das atividades ao término do segundo semestre, a gente teve greve e teve enchente. Então, nesse momento, a universidade está no recesso, retorna dia 15 de outubro, e o término deste segundo semestre letivo termina dia 31 de janeiro. Então, o nosso projeto, nosso sonho é que no dia 24 de março, quando inicie o primeiro semestre letivo da universidade, a gente possa ter alguns espaços já revitalizados para melhor receber os nossos estudantes, os nossos professores. 


Confira a entrevista na íntegra:



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.