Seja bem-vindo
Rio Grande,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Café com Z recebe organizadoras do evento 1º Encontro do Centro Criativo Rio Grande

Na ocasião, as entrevistadas falaram sobre o evento que acontece nesta quinta-feira, 10, às 19h30, no auditório da livraria Vanguarda, com entrada gratuita.


Café com Z recebe organizadoras do evento 1º Encontro do Centro Criativo Rio Grande



Na tarde desta quinta-feira, 10, o programa Café com Z, em O Litorâneo, recebeu as organizadoras do evento 1º Encontro do Centro Criativo Rio Grande, que acontece nesta noite, às 19h30, no auditório da livraria Vanguarda. Na ocasião, participaram da conversa a primeira-dama e secretária de Inovação, Desenvolvimento e Turismo, Lu Compiani, Renata Galbinski e Clara Cristina Zitkoski.


Na conversa, Lu Compiani explicou que este projeto iniciou com um diagnóstico contratado pela Prefeitura Municipal para fomentar a economia criativa no município. 

“Esse é um trabalho que começou ainda no ano passado durante uma proposta de diagnóstico da cidade a partir do Piquet, do Jorge Piquet, que é um dos idealizadores do quarto distrito em Porto Alegre, trazendo a proposta de economia criativa. E a partir disso, então, se começou um trabalho, a partir do diagnóstico feito, que as gurias vão poder abordar de uma forma também mais ampla. E hoje, às 19h30, nós vamos estar lá com vários empreendedores do nosso centro, que foram visitados que conhecem já a proposta”, comenta Lu Compiani. 


Na oportunidade, Renata Galbinski comentou de que forma este projeto de economia veio para a cidade do Rio Grande, culminando no evento que acontece na noite desta quinta-feira, 10.  

“O ponto de partida foi uma consultoria  coordenada pelo Jorge Piquet, que faz a implantação ou toda a coordenação do Distrito Criativo de Porto Alegre, que se localiza na região do quarto distrito. Vindo para Rio Grande, se fez esse diagnóstico, o que estava se prospectando? Se existia um território onde essa economia criativa se manifestava.  No caso de Rio Grande, se identificou, ali, cerca de 96 empreendimentos criativos que têm potencial de aderir a esse projeto”, explica Renata. 


Durante a conversa, a secretária de Inovação, Desenvolvimento e Turismo, Lu Compiani, comentou sobre o fenômeno de esvaziamento dos centros, não só em Rio Grande, mas a nível nacional. Ainda, as entrevistas falaram de que forma a economia criativa se relaciona ao patrimônio cultural das cidades. 


"Se observa que essa característica, e essa é uma pesquisa que eu fiz aqui recentemente, no meu estudo de mestrado, como interagem o patrimônio cultural e a economia criativa. Porque o patrimônio cultural, ele cria, ele está ali presente em cenários, em paisagens únicas, instigantes.  Não é algo assim que você vê hoje, não é uma arquitetura, uma paisagem contemporânea, é uma paisagem preservada. Isso conversa muito com a economia criativa, com os criativos. Então, o empreendedor criativo ele busca um diferencial e ela tem toda uma característica de produto que ele tá oferecendo e tem uma conversa muito íntima tanto é que também isso é feito trazido do nosso estudo do nosso prognóstico que desses dessas empreendimentos criativos a gente fez uma análise qual a percentagem deles que ocupavam prédios históricos e a por cento a o percentual é muito mais dá em torno de sessenta e tantos por cento tanto aqui, quanto no Distrito Criativo de Porto Alegre”, comenta Renata.


Na oportunidade, Clara Cristina Zitkoski falou sobre o objetivo deste projeto para os empreendedores rio-grandinos. “Rio Grande já existe esse roteiro. Só que as pessoas não têm essa percepção, porque o contexto, o cerne da economia criativa é muito novo no Brasil. E todo mundo pensa assim, ah, mas o que é? Porque eu tenho que vender? Ou porque eu tenho que produzir? Não, nós somos seres que já carregamos uma bagagem cultural muito grande e quando um artista, um artesão ou um proprietário de pub ou de restaurante monta o seu negócio, ele traz essa cultura e ele insere essa cultura no seu produto. Então, automaticamente, ele já passa a ser um ser criativo a partir dos... da sua cultura, da sua bagagem e do empreendimento que ele está abrindo. Então, na verdade, o objetivo do projeto é consolidar e amadurecer essa visão, trazer esse entendimento para o empreendedor, ver que eles, unidos, formam uma rede, que é o que acontece no Distrito Criativo de Porto Alegre”, explica.


O 1º Encontro do Centro Criativo Rio Grande acontece nesta quinta-feira, 10, no auditório da livraria Vanguarda, com entrada gratuita. O patrocínio do evento é do banco Banrisul.


Confira a entrevista na íntegra:



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.