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Rio Grande,18/10/2024

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TCU determina prazo de 90 dias para ANTT apresentar cronograma de nova licitação do polo rodoviário de Pelotas

Por unanimidade, os ministros do TCU determinaram, além da apresentação do cronograma, que sejam estabelecidos os prazos para a finalização dos estudos técnicos e dos documentos que irão embasar o futuro edital.


TCU determina prazo de 90 dias para ANTT apresentar cronograma de nova licitação do polo rodoviário de Pelotas

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou por unanimidade, em sessão realizada na quarta-feira, 16, o prazo de 90 dias para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresente um novo cronograma referente à nova  licitação do Polo Rodoviário de Pelotas. O relator do processo foi o ministro Jorge Oliveira.

Os ministros do TCU determinaram, além do cronograma, que sejam estabelecidos os prazos para a finalização dos estudos técnicos e dos documentos que irão embasar o futuro edital. Também deverá ser apresentada a data prevista para a publicação do certame ou para a revisão do atual contrato com a concessionária Ecosul.

O processo havia sido apresentado pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), tendo como proponentes os deputados federais Alexandre Lindenmeyer (PT), Afonso Hamm (PP) e o prefeito da cidade do Rio Grande, Fábio Branco (MDB). 

Insatisfação da região sul

A principal queixa da população e do setor empresarial da região sul é o elevado custo do pedágio no Polo Rodoviário de Pelotas, considerado o mais caro do Brasil. A Federação das empresas de logística e de transportes de carga do Rio Grande do Sul (Fetransul) realizou uma pesquisa de satisfação acerca das condições das praças de pedágios sob a responsabilidade concessionária Ecosul. 

Dividida em duas etapas, na primeira fase, por meio digital, com uma amostragem de 3.447 respostas foram consultadas pessoas relacionadas às entidades associativas empresariais. Durante a pesquisa,  89,6% manifestaram insatisfação geral com a rodovia; 85% consideram os serviços e segurança viária regular ou ruim; 99% consideram o valor do pedágio caro; 91,7% acreditam que uma nova licitação poderá reduzir tarifas e aumentar investimentos;  e apenas 2,7% são a favor da prorrogação do contrato de concessão.

Já na segunda etapa, foi feita uma pesquisa presencial entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro. Nesta fase, as pessoas foram abordadas em posto de abastecimento nas rodovias BR-116 e BR-392, nas cidades de Pelotas, Canguçu e Rio Grande. A amostragem foi de 1.046 questionários proporcionalmente divididos entre usuários de automóveis e caminhões, observando a média de passagens diárias nas praças de pedágio, por tipo de veículo. Pelos critérios técnicos de amostragem, a margem de erro desta pesquisa é de até 10%.

Na pesquisa presencial, 65% consideram regular ou ruim os serviços e segurança viária da Ecosul; 62% declaram-se insatisfeitos; 96% consideram o pedágio caro; 68% dos pesquisados esperam que haja uma nova licitação e 89% acreditam que uma nova licitação vai reduzir tarifas e aumentar investimentos.

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