Seja bem-vindo
Rio Grande,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nos últimos doze anos, FURG registrou 62% de evasão universitária

Dados foram disponibilizados pelo Inep


Nos últimos doze anos, FURG registrou 62% de evasão universitária Foto: divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre os anos de 2010 e 2023, registrou uma taxa de evasão universitária de 62% nos cursos de graduação presencial. Os dados fazem parte de um relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).


Entre os cursos oferecidos pela Universidade, a graduação com o menor índice de evasão é a de Direito, que obteve o maior número de estudantes concluintes no período analisado (1.161), seguida pela Pedagogia, com 1.126. Já o curso com o maior número de abandonos é a Oceanologia, com apenas 398 concluintes entre 2010 e 2023. A Medicina, um dos cursos que exige a maior nota para ingresso na Universidade, ocupa a terceira posição na lista, com 993 concluintes nos últimos doze anos.


Entre as universidades federais do estado, a UFRGS é a que apresenta a menor taxa de evasão, correspondendo a 46%. Já a Unipampa é a instituição com o maior índice, equivalente a 70%. Na região Sul, a UFPel possui uma taxa de evasão de 56%, segundo o período analisado

.

FURG


Para auxiliar os estudantes, a FURG mantém programas institucionais por meio dos quais desenvolve diversas ações que buscam garantir que a experiência dos estudantes na vida universitária se desenvolva em um ambiente de apoio e acolhida.

Entre as ações, está a implementação da Comissão Institucional para Acompanhamento da Evasão e Retenção nos cursos de Graduação na FURG. Todas as ações da Universidade podem ser acessadas no portal da Instituição.


Auxílio governamental 


No último dia 30 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) anunciou uma nova versão do programa de incentivo estudantil Pé-de-Meia. Segundo a pasta, a nova versão será voltada para estudantes do ensino superior. A iniciativa, prevista para ser implementada em 2025, visa fornecer um auxílio financeiro mensal para que os estudantes consigam concluir a universidade. Detalhes do programa ainda não foram divulgados.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.