Café com Z recebe vereador eleito, Glauber Nunes Pedroso (PT)
Durante a entrevista, Glauber falou sobre suas expectativas e projetos para o mandato.
Na tarde desta sexta-feira, 25, o programa Café com Z, em O Litorâneo, recebeu o candidato eleito pelo Partido dos Trabalhadores, Glauber Nunes Pedroso (PT). Durante a entrevista, Glauber falou sobre suas expectativas e projetos para o mandato.
Nestas eleições, Glauber foi eleito com 1.212 votos, aos 28 anos, sendo o vereador mais novo da Câmara de Vereadores neste mandato. Na conversa, ele comentou sobre sua trajetória política e o sentimento de ter sido bem recepcionado pela comunidade rio-grandina.
“Eu iniciei na política com 14 anos. Foi no Juvenal Miller, através do Grêmio Estudantil, através dos movimentos sobre o transporte coletivo. E aí eu acabo tendo uma série de oportunidades no serviço público, culmino nos últimos 10 anos no mandato parlamentar de uma vereadora do PT, a professora Denise, e no início deste ano, motivado por muitos amigos e amigas, lideranças partidárias, lideranças sociais. Muitos diziam até o seguinte: já passou da hora, já era para ter sido candidato antes. Mas enfim, eu com a fé que eu tenho, com aquilo que me move também, acreditei que o momento era neste ano. Juntei uma série de pessoas, lideranças, companheiras e companheiras, amigos e amigas, parceiros nessa jornada e decidi, então, colocar meu nome à disposição da comunidade rio-grandina. Nem nos meus melhores sonhos eu imaginava estar na Câmara de Vereadores com a votação expressiva que fiz. Ontem à noite ainda passava um filme na cabeça, muita gente que sequer declarou apoio durante a campanha, no dia 6 de outubro, estava dizendo, olha, eu vou ter em ti, olha, eu vou ter em ti, está lá meu voto. E a cada comprovante de votação, né, que as pessoas mandavam nos grupos e tal, olha, está feita a minha parte, era uma emoção à parte, né? Porque assim, ó, é pensar que 1.211 pessoas saíram das suas casas, saíram das suas residências, foram até a urna eletrônica e depositaram a confiança no nome de um jovem, né? O que é uma candidatura de um jovem como eu”, comentou.
No encontro, o político falou que não irá legislar apenas para os interesses da juventude, mas sim atendendo as demandas de toda cidade. “Eu não sou um candidato apenas da juventude, eu sou um candidato agora vereador eleito, que transita pelos mais diversos temas da sociedade. Nas nossas propostas, por exemplo, nós trazemos muito, muito, a questão das pautas relacionadas à juventude, mas, sobretudo, também pautas relacionadas à terceira idade. Então, eu penso que vou fazer um mandato que vai atravessar todos os segmentos, todas as pautas. Fui eleito por todos os segmentos. Eu sou morador da Barra, por exemplo, e na Barra eu tive 30 votos, enquanto eu tive em outros municípios, como o Parque Marinha 109, no centro. que é o maior colégio eleitoral, 200 e tantos. Enfim, então eu tenho hoje um mapa eleitoral e uma atuação política pessoal coletiva que me permite dizer que eu não posso ficar restrito apenas a uma pauta ou apenas a um determinado segmento. Isso é bom, isso é bom para o município, porque a partir do momento que a gente se torna eleito, a gente não representa só um segmento, a gente representa todos os segmentos da sociedade, toda a população rio-grandina”, declara Glauber.
Na oportunidade, Glauber também falou sobre seus projetos enquanto vereador e como estão os preparativos para assumir a cadeira no legislativo. “Quero atuar muito forte com a questão da representação estudantil. Eu sou oriundo deste movimento, eu sou oriundo desta seara do movimento estudantil, do movimento social, e tem um projeto muito interessante que ocupa a Câmara. A Câmara já tem o mecanismo da Tribuna Popular e da Tribuna Popular Mirim. Hoje, prova disso é a abstenção que nós temos na cidade, a política como um todo vive um processo de criminalização, de descrédito, e eu sou fruto do Movimento estudantil. No Movimento estudantil eu aprendi que a política é o que muda a vida das pessoas. Então, eu quero trazer para a Câmara como uma primeira iniciativa, o Ocupa Câmara, uma iniciativa de fortalecer a participação dos movimentos estudantis dentro da Câmara Legislativa mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul, fortalecendo também os movimentos de Grêmio Estudantil nas escolas, é um espaço... de representação direta entre os grêmios estudantis e a Câmara Municipal. Isso dá cidadania, dá noção de democracia, dá noção daquilo que a gente só está se envolvendo, a gente pode mudar a realidade que está na cidade”, afirma o vereador eleito.
Confira a entrevista na íntegra:
COMENTÁRIOS