Presidente da Portos marca presença no lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico do RS
O evento reuniu líderes do governo, do setor privado e especialistas para discutir estratégias voltadas ao crescimento econômico do estado.
Na última quarta-feira, 30, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, participou do lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, promovido pelo Governo do Rio Grande do Sul e apresentado pelo governador Eduardo Leite. O evento, realizado na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, reuniu líderes do governo, do setor privado e especialistas para discutir estratégias voltadas ao crescimento econômico do estado.
O plano, elaborado ao longo de seis meses, tem como objetivo impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul e promover uma transformação econômica que beneficie toda a população. O documento apresenta um diagnóstico abrangente do estado, traçando ações factíveis que visam não apenas o crescimento econômico, mas também a inclusão social e a sustentabilidade.
O presidente, Cristiano Klinger, destacou a importância da mobilização para a retomada do Estado, afirmando: "É fundamental alinharmos nossa infraestrutura com a atividade portuária. O plano contempla ações essenciais para o crescimento do nosso complexo portuário, incluindo investimentos em calado, novas licitações e arrendamentos. Nosso objetivo é atrair novos investimentos e fortalecer a capacidade de desenvolvimento do nosso Estado."
O governador Eduardo Leite, ao apresentar o plano, ressaltou: "A partir do Plano de Desenvolvimento, o Rio Grande do Sul passa a ter uma política de Estado, guiada por evidências científicas, para acelerar o desenvolvimento econômico e social. Nosso objetivo é muito claro: queremos que o Rio Grande do Sul seja o melhor Estado para se viver no Brasil. Temos um potencial enorme em diversas áreas e, com os desdobramentos do plano, estamos muito confiantes de que daremos um salto em direção a um futuro à altura do que merece a nossa população nos próximos anos."
Com base em uma análise detalhada da trajetória econômica dos últimos vinte anos, o Plano está fundamentado em três pilares: econômico, que examina a trajetória de crescimento do PIB e a produtividade; inclusivo, que avalia indicadores de renda e mercado de trabalho; e sustentável, que investiga oportunidades dentro do contexto ambiental do estado e sua resiliência climática.
Para que esses pilares se concretizem, o plano propõe cinco prioridades estratégicas, que incluem a qualificação da educação, a simplificação do ambiente de negócios, a promoção da inovação, a reestruturação da infraestrutura e a otimização dos recursos naturais. A partir dessas análises, foram identificados 12 setores com potencial competitivo e crescente demanda, cada um com produtos e serviços inovadores que podem impulsionar o desenvolvimento.
Além disso, foi anunciada a criação da Agência de Desenvolvimento Invest RS, que tem o objetivo de fortalecer a atração de investimentos e promover o potencial do estado em níveis nacional e internacional. O Plano de Desenvolvimento Econômico se apresenta como um caminho estratégico para o futuro do Rio Grande do Sul, promovendo um crescimento econômico inclusivo e sustentável, e alinhando-se com as necessidades emergentes da população e do mercado.
COMENTÁRIOS