iTec/FURG representa o Rio Grande do Sul em conferência internacional de robótica nos EUA
A professora Dra Silvia Botelho, diretora do iTec, esteve na conferência para apresentar dois trabalhos em digital twin para a indústria 4.0.
O Centro de Robótica e Ciência de Dados - iTec da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), representou a instituição na IECON 2024, conferência anual da Industrial Electronics Society (IES) do Institute of Electrical and Electronic Engineers, que encerrou neste 06 de novembro em Chicago, nos Estados Unidos. A professora Dra Silvia Botelho, diretora do iTec, esteve na conferência para apresentar dois trabalhos em digital twin para a indústria 4.0.
A IECON, em sua 50ª edição, é reconhecida por reunir especialistas em temas como eletrônica de potência, sistemas de energia, controle, comunicações e inteligência computacional, com foco na sustentabilidade e inovação. Ao longo de quatro dias, o evento se estabelece como um dos principais fóruns globais de troca de ideias entre cientistas e engenheiros, proporcionando a oportunidade para a apresentação de pesquisas inovadoras e o fortalecimento das relações profissionais no setor.
Com uma sólida carreira acadêmica, a professora Silvia Botelho se graduou em Engenharia Elétrica pela FURG em 1991 e possui doutorado na área de Robótica, Informática e Telecomunicações pelo Centre National de la Recherche Scientifique, na França. Atualmente, além de dirigir o iTec, lidera um portfólio em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e desempenha papel fundamental em programas de formação e inovação, como o PRH/ANP e Embrapii/MEC.
O iTec e seus projetos contribuem significativamente para a construção de uma indústria muito mais tecnológica. Ainda, pode proporcionar alternativas para melhorar o fluxo de produção, com custos reduzidos e subsidiados, fortalecendo as relações e oportunizando uma transferência de conhecimento e tecnologia produzida e pensada para problemas do setor empresarial, alocando todo o conhecimento da área acadêmica para agregar tecnologia e inteligência ao setor produtivo.
COMENTÁRIOS