Festa de Réveillon do Laranjal contará com show nacional do grupo Fundo de Quintal
O evento, viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), contará com shows de três grupos e artistas locais.
A praia do Laranjal, em Pelotas, receberá, novamente, a festa de Réveillon em 2025 com show nacional. O evento, viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS), terá como principal atração o grupo Fundo de Quintal, além de shows do Tchê Guri, Grupo do Bola e artistas locais. A expectativa da organização é atrair um público de cerca de 50 mil pessoas.
O palco será montado em formato concha, em frente à Lagoa dos Patos, com apresentações iniciando horas antes da meia-noite. Entre os artistas locais confirmados estão Mariana Maciel, Henry Oppelt, Jukebox e DJ Anderson Lisboa.
A prefeitura de Pelotas, em parceria com as forças de segurança e órgãos municipais, está preparando o evento com medidas de apoio ao trânsito, segurança e atendimento médico, além da organização de ambulantes que atuarão durante a noite.
Na solenidade de lançamento do evento, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 8, a prefeita Paula Mascarenhas e o deputado Daniel Trzeciak destacaram o simbolismo do evento para o Laranjal, que enfrentou dificuldades com as enchentes de maio de 2024.
Fundo de Quintal
O Fundo de Quintal surgiu no Rio de Janeiro na década de 1970, a partir das rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos. Entre álbuns em estúdio e ao vivo, soma ao longo da carreira mais de 30 trabalhos, alguns reconhecidos com discos de ouro e de platina. Por ele já passaram nomes consagrados, como Almir Guineto, Jorge Aragão e Arlindo Cruz. Seus três discos lançados entre 1983 e 1985, Fundo de Quintal – Nos Pagodes da Vida, Seja Sambista Também e Divina Luz, são considerados referências no surgimento do pagode, vertente do samba.
No Spotify destacam-se entre suas músicas mais populares Vou Festejar, Sonho Meu, O Show Tem Que Continuar e Amor Dos Deuses. A primeira, Vou Festejar, escrita por Jorge Aragão e imortalizada por Beth Carvalho, é até hoje cantada nacionalmente: "Chora, não vou ligar, chegou a hora, vai me pagar, pode chorar, pode chorar..."
Gauchesco
Um dos grupos da tchê music mais populares do Rio Grande do Sul, o Tchê Guri está na estrada desde 1990. Tem vários álbuns lançados, alguns com participações especiais, como Frank Aguiar e Gian e Giovani. Em 2009 o CD A Festa recebeu a indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras. Já conquistou dois discos de ouro e nos últimos anos se dedicou ao projeto Galpão do Tchê Guri, com o resgate de sucessos e de canções no melhor estilo campeiro.
Grupo de Bola
Criado em 2007 em Gravataí, o Grupo de Bola chamou a atenção do Rio Grande do Sul e depois do Brasil pelo estilo que envolve samba com a influência de outros gêneros musicais. Difícil é ficar parado em seus shows, pela mistura de ritmos e a energia no palco.
COMENTÁRIOS