HE-UFPel amplia oferta de exames e cirurgias para reduzir listas de espera
Projeto Ebserh em Ação termina em 14 de dezembro, com o ‘Dia E’ em mais de 40 hospitais da Rede
O projeto “Ebserh em Ação” reúne 44 hospitais federais distribuídos em todo o país. Trata-se de um esforço nacional para ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos. A ação será realizada até 14 de dezembro com o “Dia E”, momento em que todas as unidades farão um balanço da campanha.
A meta da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é que as unidades hospitalares participantes aumentem em, no mínimo, 20% a realização de procedimentos, projetando-se mais de 3 mil cirurgias e 18 mil exames e procedimentos ao final da inciativa. O esforço conjunto também faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
HE-UFPel
No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), as ações tiveram início na segunda quinzena de outubro, com mutirões para realização de exames e procedimentos cirúirgicos, aos sábados e feriados. Até agora foram realizadas 62 mamografias, 14 endoscopias e 20 ultrassonografias. Até o dia 20 de novembro, terão sido disponibilizadas mais 180 mamografias. Neste feriado de 15 de novembro a previsão é a realização de 40 tomografias, 36 mamografias e 12 endoscopias/colonoscopias.
Cirurgias
Desde o início das atividades relativas ao projeto Ebserh em Ação no HE-UFPel, já foram realizadas cirurgias pediátricas, oncológicas, plásticas e uro-oncológicas. Para o feriado do dia 15 de novembro, estão previstas cirurgias onco-ginecológicas e, para o dia 20, cirurgias ginecológicas e geral.
COMENTÁRIOS