Seja bem-vindo
Rio Grande,14/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Enem 2024: Inep divulga gabaritos oficiais

O resultado com as notas individuais de cada participante estarão disponíveis no site do Inep no dia 13 de janeiro de 2025.


Enem 2024: Inep divulga gabaritos oficiais

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou nesta quinta-feira, 14 de novembro, os gabaritos e os Cadernos de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A divulgação, que estava prevista para o dia 20 de novembro, foi antecipada. Todo o material já está disponível no portal do Inep, separado de acordo com as cores dos cadernos e por dia de aplicação. Confira no link: https://www.gov.br/inep


Na prova de ciências da natureza, uma questão foi anulada. Dessa forma, ela não será considerada no cálculo da proficiência dos participantes. A questão anulada varia conforme a cor do caderno: 

Verde: Questão 124

Cinza: Questão 100

Azul: Questão 129

Amarelo: Questão 102


Além disso, também foram disponibilizados os cadernos das provas adaptadas para leitores de tela. Por meio do software NonVisual Desktop Access (NVDA), que transforma texto em fala, pessoas com deficiência visual podem acessar o conteúdo de forma acessível. Os gabaritos e os Cadernos de Questões podem ser baixados e lidos com suporte do Dosvox, um programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz, ampliando a acessibilidade para esse público.

O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2024, que deve ser feito por meio da Página do Participante, encerra-se na próxima sexta-feira, 15 de novembro. Aqueles que faltaram às provas por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital, podem solicitar para realizar a reaplicação nos dias 10 e 11 de dezembro.Neste ano, mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem. Os resultados finais serão divulgados no dia 13 de janeiro de 2025.


O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Em mais de duas décadas de existência, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).


Instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam os resultados do Enem como critério principal ou complementar nos processos seletivos. Além disso, os resultados são usados para concessão de auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os estudantes brasileiros também podem utilizar suas notas do Enem para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal, graças a convênios firmados entre o Inep e universidades portuguesas, que facilitam o aproveitamento das notas do exame no exterior.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.