Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
A figura histórica de Zumbi dos Palmares é a representação da data celebrada em todo o país
Pela primeira vez na história do Brasil, o dia 20 de novembro será celebrado como feriado nacional. A decisão foi oficializada por um decreto presidencial promulgado no final de 2023. Nesta data, conhecida como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, homenageia-se Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão e da luta pela liberdade no Brasil.
A data foi instituída pela Lei Nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, e já era feriado em algumas cidades e estados brasileiros. No entanto, a partir deste ano, tornou-se feriado nacional.
O Dia da Consciência Negra faz referência à Morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que ficava localizado na Serra da Barriga, hoje Alagoas. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695. Ele foi decapitado e teve sua cabeça exposta na Praça do Carmo.
Zumbi dos Palmares foi um refúgio de resistência para negros escravizados que escapavam das fazendas e engenhos coloniais, representando um marco na luta pela liberdade durante o período colonial brasileiro. A escolha do dia 20 de novembro como data simbólica é uma referência ao ano de 1695, quando Zumbi foi assassinado, tornando-se mártir da luta pela emancipação dos povos escravizados.
COMENTÁRIOS