Seja bem-vindo
Rio Grande,20/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Brigada Militar comemora 187 anos com ingresso de 399 novos soldados

Com os novos concursos anunciados neste mês de novembro, a previsão é de que o RS alcance o maior efetivo de policiais militares na ativa dos últimos anos.


Brigada Militar comemora 187 anos com ingresso de 399 novos soldados Foto: divulgação

Na última quinta-feira, 14, a Brigada Militar realizou as cerimônias de formatura do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). Os eventos celebraram os 187 anos da Brigada Militar e marcaram a incorporação de 399 novos soldados à Corporação. As solenidades ocorreram na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, e no Ginásio Esportivo Rutílio Kestering (Cirão), em Osório. Nos próximos dias, os formandos serão designados para unidades em todo o estado, reforçando a segurança pública no Rio Grande do Sul. 

Durante a cerimônia em Porto Alegre, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou os princípios essenciais para o trabalho dos novos soldados. “Há uma palavra que não pode ser esquecida por vocês: integração. Essa é a grande marca do programa RS Seguro. Além disso, é fundamental atuar dentro do princípio da legalidade: o bom profissional de segurança pública cumpre sua função dentro da lei. Por fim, hierarquia e disciplina são pilares de qualquer instituição armada”, enfatizou. 


O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, também se pronunciou, parabenizando o efetivo pela comemoração dos 187 anos da Corporação. “Ao analisarmos os últimos 365 dias, percebemos o enorme desafio de manter e reduzir os indicadores criminais no estado. No entanto, mês a mês, alcançamos reduções históricas. Reconhecemos e agradecemos o trabalho dos nossos 18 mil brigadianos, que se dedicam a proteger a sociedade, mesmo com risco à própria vida, atuando com desprendimento, resignação e tenacidade”, afirmou.

Na capital, 235 alunos-soldados concluíram o curso, sendo 211 homens e 24 mulheres. Em Osório, foram formados 164 soldados, dos quais 143 homens e 21 mulheres. O destaque geral das turmas foi o soldado Francys Eduardo Ferreira Sampaio, que obteve a média final de 9,86. Dos 399 formandos, 73 são oriundos de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal. 

Os novos soldados foram aprovados no concurso 01/2021/2022 – Soldado Nível III, que ofertou 4 mil vagas. A formação, iniciada em dezembro de 2023, contou com uma carga horária de 1.630 horas, distribuídas em três módulos. Entre as disciplinas cursadas estão Armamento, Munição e Tiro, Fundamentos Jurídicos da Atividade Policial, Técnicas Policiais, Direitos Humanos, Uso Diferenciado da Força e Diversidade Étnico-Racial.

As formaturas do CBFPM representam um passo importante no processo de renovação e ampliação do efetivo da Brigada Militar, promovido pelo governo estadual. Nos últimos dois anos, a Corporação formou mais de 600 praças e segue com turmas em andamento. A mais recente começou em 31 de outubro, com 386 alunos-soldados.


Com os novos concursos anunciados em novembro, que ofertam 1.500 vagas para soldados e 150 para capitães, a previsão é que o Rio Grande do Sul alcance o maior número de policiais militares na ativa dos últimos anos. Até abril de 2026, espera-se que a ocupação nos quadros da Brigada Militar chegue a 76%, um avanço em comparação aos 64% registrados em 2019.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.