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Rio Grande,25/11/2024

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Rio Grande avança 84 posições no índice municipal de educação; mas estudantes do 9º ano do ensino fundamental apresentam baixo desempenho na aprendizagem

A cidade avançou da posição 448 no ano de 2022 para a posição de número 364 na avaliação realizada no ano de 2023


Rio Grande avança 84 posições no índice municipal de educação; mas estudantes do 9º ano do ensino fundamental apresentam baixo desempenho na aprendizagem
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O Governo Estadual divulgou o relatório do  Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) relativo ao ano de 2023. Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers).


 O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O resultado de cada município  influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.


Em Rio Grande, o resultado foi parcialmente positivo. A cidade avançou da posição 448 no ano de 2022 para a posição de número 364 na avaliação realizada no ano de 2023, atingindo 57,86, pontos.


Conforme o relatório, 29,82% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental apresentaram um bom desempenho na área de português durante a avaliação de 2023. Em matemática, 42,67% registraram um desempenho considerado adequado no mesmo ano analisado. 


Já em relação aos estudantes do 5º ano, 32,35% apresentaram um bom desempenho em português e 32,65% apresentaram um desempenho básico em matemática.


Para os estudantes do 9º ano, o cenário registra queda nos níveis de aprendizagem. Segundo o gráfico, apenas 15,4% apresentaram um bom desempenho em português, enquanto em matemática, este número foi ainda menor, com 6,8% dos alunos registrando um bom desempenho. As únicas crescentes no gráfico estão relacionadas ao número de estudantes que não realizaram a prova no ano de 2023 e aos alunos que apresentaram desempenho abaixo do básico. O gráfico pode ser conferido em: https://imersvis.dee.rs.gov.br/


A aplicação do SAERS 2024 em todos os municípios do RS tem previsão de início em 25 de novembro, com mais de 400 mil estudantes sendo avaliados nas disciplinas de Português e Matemática, buscando avaliar capacidades amplas, como habilidades de leitura e o raciocínio lógico-matemático para verificação se estes alunos estão desenvolvendo as competências esperadas para sua idade escolar. 


Além dos testes cognitivos, há questionários contextuais voltados para estudantes, professores e equipes diretivas das escolas participantes. Esses questionários fornecem uma visão contextual dos resultados, cruzando informações sobre as condições de sala de aula, o trabalho dos docentes e o ambiente socioeconômico dos alunos – o que oferece uma análise mais completa do desempenho escolar.







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