Seja bem-vindo
Rio Grande,04/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Primeira cirurgia Bariátrica pelo SUS na Região Sul é realizada no HUSFP

Primeira cirurgia Bariátrica pelo SUS na Região Sul é realizada no HUSFP


Primeira cirurgia Bariátrica pelo SUS na Região Sul é realizada no HUSFP Foto: Leandro Lopes
Publicidade

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), em Pelotas, deu um passo significativo na saúde pública da Região Sul do Estado ao realizar a primeira cirurgia bariátrica através do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse procedimento é uma das habilitações do hospital, que se tornou o primeiro da região autorizado a realizar cirurgias bariátricas em pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A primeira paciente foi uma mulher, de 47 anos, que enfrenta problemas de saúde como diabetes e hipertensão. A preparação para a cirurgia envolveu meses de consultas ambulatoriais com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, que cuidam dos pacientes da fila de espera.

“É muito gratificante poder atender a uma demanda crescente e ser reconhecido como um centro de excelência na realização de cirurgias bariátricas. Com essa habilitação, mais de 26 municípios da região, incluindo cidades vizinhas de Pelotas, terão acesso a tratamentos especializados para obesidade grave, com a possibilidade de realizar os procedimentos totalmente custeados pelo SUS”, comentou o médico Antônio Aleixo, cirurgião do aparelho digestivo e responsável pela primeira cirurgia bariátrica realizada no hospital.

A técnica escolhida para o procedimento foi a cirurgia bariátrica por vídeo, uma abordagem minimamente invasiva que oferece benefícios como menos dor, recuperação mais rápida e menor risco para os pacientes. De acordo com Aleixo, a videolaparoscopia, além de ser menos agressiva, facilita uma recuperação mais eficiente, garantindo ao paciente uma melhora significativa na qualidade de vida. “Esse procedimento é um marco para a saúde pública da nossa região, pois antes, muitas pessoas que precisavam dessa intervenção precisavam viajar para outras regiões, o que gerava altos custos. Agora, temos um hospital preparado para atender essa demanda, oferecendo um tratamento de alta qualidade e totalmente gratuito”, afirmou o cirurgião.




Com a habilitação, o acesso ao tratamento para obesidade grave ficou mais próximo para a população da região Sul do estado. O hospital busca garantir que os pacientes recebam um atendimento adequado, com benefícios que vão além da perda de peso, promovendo também uma melhoria significativa na saúde geral e na qualidade de vida. Além disso, o HUSFP/UCPel está pronto para atender à crescente demanda de pacientes bariátricos, ampliando os esforços para fortalecer a assistência à saúde no interior do estado, combatendo a obesidade e suas complicações de maneira mais eficaz.

“A realização dessa cirurgia representa um grande avanço para o Sistema Único de Saúde e para a população da Região Sul, oferecendo mais uma opção de tratamento com qualidade e eficácia. Estamos comemorando essa habilitação, que se junta a outras conquistas deste ano, como os credenciamentos para AVC, Cardiologia, Odontologia Hospitalar e Maternidade Privada, ampliando o acesso da população aos serviços e qualificando a formação acadêmica”, concluiu o diretor geral do HUSFP, Márcio Slaviero.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.