Seja bem-vindo
Rio Grande,04/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

FURG-SLS participa de programações acadêmicas no Campus Carreiros e na UFPEL

Atividades incluíram a Mostra da Produção Universitária e o Seja FURG, além de eventos integrados à 10ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel


FURG-SLS participa de programações acadêmicas no Campus Carreiros e na UFPEL Foto: divulgação
Publicidade

Na última semana, o Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participou de diversas programações, no Campus Carreiros, em Rio Grande, integrando a 23ª Mostra da Produção Universitária (MPU) e o Seja FURG, além dos eventos 9º Seminário Anual do PPGDTSA - Desenvolvimento e Território: Olhares sobre o Pampa e 26º Encontro de Pós-Graduação (Enpos), que ocorreram na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), dentro da programação da 10ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siiepe).

Entre os participantes, estavam alunos e ex-alunos envolvidos no projeto de extensão "Abelhas sem Ferrão: Protegendo a Biodiversidade e a Produção de Alimentos”, do curso de Agroecologia, acompanhados pela professora Ana Rolon, que estiveram no Campus Carreiros para divulgar o projeto.

Os alunos vinculados, tanto os alunos do curso de Agroecologia quanto os ex-alunos aqui do Campus São Lourenço que participam do projeto, apresentaram o projeto e o curso de Agroecologia para as turmas, alunos que visitaram o Seja FURG em Rio Grande. Então, nós participamos do Seja FURG na sala do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), junto com outros projetos que também foram expostos, e seguimos os moldes de recebimento, conversa com os alunos e divulgação tanto do campus quanto do curso de Agroecologia”, disse Ana, ao relatar como foi a atuação do projeto.

Para a professora, a oportunidade foi valiosa para aproximar a comunidade da FURG, ampliando o conhecimento sobre os cursos e projetos desenvolvidos na Universidade, com destaque para as ações realizadas no Campus São Lourenço do Sul, vinculadas aos cursos ofertados.

Alunos do projeto de extensão “PancPop”, coordenado pela professora e homenageada na Mostra da Produção Universitária, Jaqueline Durigon, também marcaram presença em Rio Grande e no Siiepe.

“Pude apresentar um pouco sobre as flores alimentícias, além dos jardins residenciais, para uma maior diversidade alimentar. O PancPop tem esse importante trabalho de popularizar um pouco mais as plantas alimentícias não convencionais, as PANC. Então, esse evento também foi importante para mostrar um pouco mais sobre esse nosso trabalho que estamos fazendo, garantindo uma maior soberania e, principalmente, diversidade alimentar para os agricultores e para todas as pessoas que desejam mudar e diversificar um pouco mais o seu prato no dia a dia”, compartilhou Léia Beatriz Sell, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, que participou do 26º Encontro de Pós-Graduação (Enpos) no Siiepe.

Na visão do docente Carlos Alberto Seifert Jr. (Jajá), do curso de Agroecologia e Gestão Ambiental, a semana foi um momento marcante, não apenas para o projeto de extensão, mas também para a discussão de pesquisas com base em ações extensionistas.

“O PancPop é um projeto da FURG que tem compreendido o seu papel nesse tripé das Universidades, nas perspectivas de ensino, pesquisa e extensão. Então, a gente busca essa transversalidade de ações, e esse foi o momento em que participamos de uma série de eventos, celebrando um pouco esse papel do projeto perante a comunidade acadêmica, seja na FURG, no contexto da MPU, onde apresentamos diversos trabalhos, ou na UFPel, especialmente no contexto da pós-graduação”, afirmou Seifert.

Atualmente, o PancPop conta com quatro estudantes de graduação, bolsistas e voluntários, além de seis pós-graduandos que derivam suas atividades de pesquisa a partir das das ações extensionistas do projeto.

“É muito importante, também, para além dos trabalhos perante a sociedade e dessa comunicação que o PancPop constrói, termos também essa comunicação acadêmica, nessa interface com as instituições de pesquisa da região, nessa atuação”, concluiu Carlos.

 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.