Vice-governador recebe cônsul do Canadá para tratar sobre reconstrução do RS após enchentes
O encontro contou com apresentação de um relatório com as ações promovidas pelo governo canadense e as possibilidades de avanços na relação comercial entre o Rio Grande do Sul e o país norte-americano.
Nesta segunda-feira, 9, o vice-governador Gabriel Souza reuniu-se com a cônsul do Canadá no Brasil, Caroline Charette, e com o trade commissioner, representante do Consulado na Região Sul, Paulo Barnewitz Orlandi. O encontro contou com apresentação de um relatório com as ações promovidas pelo governo canadense para auxiliar as vítimas das enchentes no Estado e as possibilidades de avanços na relação comercial entre o Rio Grande do Sul e o país norte-americano.
Por intermédio da Sociedade da Cruz Vermelha e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), o Canadá doou dois mil kits de higiene, purificadores de água e 80 toneladas de roupas de inverno às famílias atingidas. Gabriel destacou a importância das doações durante a crise pela qual o Estado passou e também comentou que fortalecer a relação comercial entre o Rio Grande do Sul e Canadá é uma forma de ajudar na reconstrução de áreas atingidas.
“É importante discutirmos possibilidades de negócios entre os dois países e trilhar esse caminho por meio da economia gaúcha. Temos aqui inúmeras possibilidades, como Expodireto, Expointer e South Summit, além dos nossos produtos que podem ser comercializados. A cooperação entre as universidades também é uma boa estratégia para estreitarmos laços em pautas como inovação e energia verde”, avaliou o vice-governador.
A cônsul canadense, que reside em São Paulo e veio à Capital e Serra Gaúcha para visitas oficiais, elencou as semelhanças entre as atividades econômicas do Sul do Brasil e do Canadá, assim como as estratégias para redução de emissão de carbono. Charette também mostrou interesse em oferecer auxílio em projetos de resiliência em desastres climáticos e na relação comercial entre o país e o RS.
“É o mesmo ambiente, mesma conexão de oportunidades e desafios do Canadá. Somos semelhantes nos tipos de negócios e empresas, por isso é importante que os avanços dessa relação ocorram por meio dos estados”, aponta.
Durante a reunião, Charette confirmou presença no South Summit Brazil, em abril do ano que vem, em Porto Alegre. Ao final do encontro, a cônsul entregou a escultura de uma foca produzida pelos indígenas do norte do Canadá, habitat natural da espécie. Como forma de agradecimento, Gabriel presenteou Charette com um lenço vermelho, um dos símbolos do Rio Grande do Sul.
Também participaram da reunião o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do RS, Luciano Boeira, e o subchefe da Defesa Civil, Santiago Soares Dias de Castro, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
COMENTÁRIOS