UFPel oferece mais de 2,3 mil vagas para quem tem ou já teve vínculo com o Ensino Superior
As oportunidades estão disponíveis por meio do Processo Seletivo Complementar, voltado para pessoas que têm ou já tiveram vínculo com a Educação Superior
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está oferecendo mais de 2,3 mil vagas em 77 cursos para ingresso no primeiro semestre letivo de 2025. As oportunidades estão disponíveis por meio do Processo Seletivo Complementar, voltado para pessoas que têm ou já tiveram vínculo com a Educação Superior. As inscrições para o processo serão realizadas exclusivamente pela Internet, de 9 a 20 de dezembro.
O edital oferece acesso à universidade por meio de cinco modalidades: "Transferência", "Reopção", "Reingresso", "Portador de Diploma de Ensino Superior" e "Retomada de Estudos". Para participar, os candidatos devem preencher uma ficha on-line no Sistema Cobalto e anexar os documentos exigidos conforme a modalidade escolhida. A UFPel disponibilizou um guia com o passo a passo para auxiliar na inscrição.
Ações Afirmativas
O Processo Seletivo Complementar também conta com a reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio de ações afirmativas. As cotas abrangem candidatos com renda familiar de até um salário mínimo, pessoas pretas, pardas ou indígenas, aqueles que concluíram o ensino médio integralmente em escolas públicas e pessoas com deficiência. Também há vagas reservadas para quilombolas e indígenas, por meio do processo seletivo especial para essas comunidades.
Requisitos Específicos
Para 17 dos cursos oferecidos, é necessário que o candidato tenha aproveitamento curricular de pelo menos três disciplinas específicas do primeiro semestre. Em outros três cursos, a exigência pode ser cumprida com base na integralidade do curso anterior. O critério de seleção é a maior carga horária aproveitada, independentemente da modalidade de ingresso.
Confira o edital na íntegra: https://wp.ufpel.edu.br/cra/files/2024/12/SEI_2875237_Edital_33_2024.pdf
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