Seja bem-vindo
Rio Grande,16/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Justiça suspende desativação do Presídio Estadual de Jaguarão

Decisão impõe medidas ao Estado para garantir funcionamento ou substituição da unidade prisional.


Justiça suspende desativação do Presídio Estadual de Jaguarão Foto: Google Street View
Publicidade

A Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu, nesta sexta-feira, 13, a desativação do Presídio Estadual de Jaguarão, atendendo a pedido do Ministério Público em ação civil pública. A decisão liminar proíbe o Estado de desativar a unidade prisional ou transferir presos com essa finalidade, sob pena de multa de R$ 100 mil por cada apenado removido sem consentimento.

A decisão também impõe ao Estado a obrigação de elaborar, no prazo de 60 dias, um projeto para melhorias no atual presídio. Alternativamente, deve ser apresentado, no mesmo período, um cronograma para a criação e funcionamento de uma nova casa prisional na Comarca de Jaguarão, com prazo máximo de implementação de até um ano. Caso as determinações não sejam cumpridas, o Estado estará sujeito a multa diária de R$ 100 mil.

Na ação, o Ministério Público argumentou que o prédio que abriga o presídio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), mas não recebe melhorias ou medidas de conservação, mesmo nas áreas externas. Segundo a promotora de Justiça Flavia Quintas, não há projetos em andamento e o Estado teria intenção de desativar a unidade sem resolver os problemas estruturais.

Ainda segundo o Ministério Público, a superlotação do presídio não difere de outras unidades prisionais do Estado. Além disso, a desativação impactaria familiares dos presos, já que a unidade mais próxima ficaria a quase 150 quilômetros de distância de Jaguarão, Arroio Grande e Herval, cidades de origem da maioria dos detentos.

A promotora destacou que a decisão reflete preocupações locais e a necessidade de diálogo com a comunidade. Ela reforçou que o trabalho para solucionar os problemas do presídio continua e que a manutenção ou substituição da unidade deve considerar as características da região.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.