Seja bem-vindo
Rio Grande,19/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

13º Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, receberá mais de 350 jovens músicos de diversas partes do Continente

Novos professores convidados são destaque na edição de 2025 do evento, que é um dos principais festivais de música de concerto da América Latina


13º Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, receberá mais de 350 jovens músicos de diversas partes do Continente Foto: Paulo Rossi
Publicidade

Mais de 350 jovens músicos viajam a Pelotas para os cursos de especialização musical do 13º Festival Internacional Sesc de Música, que ocorre de 20 a 31 de janeiro. São dias em que a música invade o Sul do Estado em um intercâmbio cultural com representantes de todas as regiões do Brasil e de diferentes países da América Latina que irão aprimorar suas técnicas com professores reconhecidos mundialmente. Eles ainda terão a oportunidade de encantar o público com apresentações em variados espaços da cidade.  


Entre bolsistas selecionados e alunos das Orquestras Jovens do Sesc pelo País, eles representam os estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Há alunos vindos exterior, da Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Uruguai; e, entre os gaúchos, das cidades de Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Capão do Leão, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Guaíba, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão.

"Essa grande mistura de etnias, culturas, histórias e talentos, aliada a troca que acontece com os músicos e professores convidados, vindos de diversas partes do mundo, é um dos mais belos aspectos deste festival. Tenho certeza que Pelotas receberá muito bem estas centenas de jovens talentos para uma edição rica de música, aprendizado e encantamento", comenta a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.


No eixo educativo do evento, estão classes de especialização musical em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro. Elas serão conduzidas por professores convidados de diversas nacionalidades, como Itália, Rússia, Bulgária, Argentina, Alemanha, Romênia e diferentes partes do Brasil. Um destaque da edição é a renovação deste quadro. Dos 50 especialistas que estarão à frente das formações, 14 vão estar vivenciando, pela primeira vez, o evento em Pelotas. Entre os estreantes, estão a alemã Sophia Reuter (viola), os argentinos Xavier Inchausti (violino), Ignácio Garcia (trompa) e Julian Medina (contrabaixo), os chilenos Alberto Dourthé (violino) e Gerardo Salazar (percussão), o português Pablo de Leon (violino), o romeno Daniel Jinga (Prática de Orquestra e Banda Sinfônica) e os brasileiros Cassia Lima (flauta), André Mendes (flauta), Cristiano Alves (clarinete), Lucca Zambonini (trompa), Douglas Braga (saxofone) e Guilherme Bernstein (composição).

Os convidados, assim como os demais integrantes do quadro de professores, são grandes referências em suas áreas. Daniel Jinga, por exemplo, é diretor geral da Ópera Nacional de Bucareste. Já Cassia Lima é vencedora de importantes concursos no Brasil e nos Estados Unidades, e destacou-se como Primeira Flauta da Orquestra de Minnesota e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O currículo completo dos professores está disponível no site do Festival, em  www.sesc-rs.com.br/festival.

"Essa renovação no quadro de professores, de edição para edição, é uma característica do Festival Internacional Sesc de Música", aponta o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller. "Ela oportuniza novas trocas de experiências e a introdução de novas metodologias de ensino, mantendo o projeto atual e atrativo a estes jovens músicos em formação que estarão conosco. Estamos entusiasmados por receber nomes de tanta relevância que, certamente, somarão muito neste projeto", completa.

Reconhecido como um dos principais eventos de música de concerto da América Latina, o 13º Festival Internacional Sesc de Música é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, com o patrocínio da Empresa Concessionária de Rodovias do Sul  (ECOSUL), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio institucional da Prefeitura de Pelotas, apoio educativo de UFPEL, UCPEL e Unisinos, e apoio cultural de Ospa, Expresso Embaixador, Nave e Bibliotheca Pelotense. A direção artística é de Evandro Matté. Além dos cursos, o evento conta com uma agenda de dezenas de apresentações artísticas que ocorrem em diferentes espaços de Pelotas. A programação completa já está disponível no site do Festival.

 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.