Consórcio Catavento Meteorologia Arvut vence a licitação e será responsável pela Sala de Monitoramento Meteorológico de Porto Alegre
Empresa rio-grandina irá prestar serviços especializados necessários para a Sala de Situação do Município de Porto Alegre.
A Catavento Meteorologia, com mais de 10 anos de experiência no mercado, anuncia que, por meio do processo 9001/2024, ganhou a licitação para a prestação de serviços especializados necessários para a Sala de Situação do Município de Porto Alegre. O contrato foi assinado nesta terça-feira, 28, e a equipe foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 29, em Porto Alegre.
Na ocasião, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, apresentou o novo formato de monitoramento que terá uma união da prefeitura, defesa civil e a empresa Catavento Meteorologia. Na sequência, a sócia-diretora da Catavento, Dra. Natalia Pereira apresentou a equipe que ficará responsável no monitoramento , o trabalho a ser realizado e a situação atual climática da região e do mundo, bem como os fenômenos naturais vigentes nesta época do ano.
Ainda, o momento contou com as falas e a apresentação do modelo pelo Diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo de Oliveira Júnior, e o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, que destacou a importância da iniciativa, inovadora em Porto Alegre e exemplo para as demais capitais do país.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, a partir da Diretoria de Projetos e Políticas de Sustentabilidade (SMAMUS), realizou um estudo técnico preliminar que determinou a necessidade da contratação de uma empresa para realização de um monitoramento meteorológico eficaz na cidade de Porto Alegre.
A contratação se fez necessária, a partir da análise dos mais diversos eventos climáticos ocorridos nos últimos anos no país e no estado, como as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e o mês de maio de 2024, que causaram vítimas fatais, desabrigados e significativas perdas econômicas.
O sistema do Rio Grande do Sul é de macrobacias, e não tem o escopo de monitoramento de pequenos rios, além de não ter a emissão de alertas no âmbito municipal. Anteriormente, as informações hidrometeorologias obtidas pela capital gaúcha eram recortes de previsões realizadas nas regiões do estado, não possuindo o seu sistema de monitoramento próprio.
A equipe técnica será composta pela Dra. Natalia Pereira, meteorologista responsável pela Catavento Meteorologia, que atuará como coordenadora de operações, quatro meteorologistas previsores, um meteorologista especialista, um hidrólogo previsor e um geólogo.
Catavento Meteorologia
Com sede na cidade do Rio Grande/RS, a Catavento Meteorologia presta serviços nas áreas de meteorologia e qualidade do ar em todo território nacional, com uma vasta experiência no ramo.
Além disso, os estudos da empresa auxiliam nos setores do meio ambiente e segurança do trabalho. Com uma equipe técnica qualificada, trabalhando 24 horas durante os sete dias da semana, a empresa atua há mais de 10 anos no mercado e ganhou destaque pelas análises meteorológicas durante as enchentes de maio de 2024, auxiliando e informando a população através dos seus canais.
COMENTÁRIOS