Seja bem-vindo
Rio Grande,12/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

“Estamos diante de algo real, com a retomada de um setor estratégico, que é a indústria naval com o estaleiro Rio Grande”, afirma o deputado Alexandre Lindenmeyer durante o programa Café com Z

Durante a entrevista, o deputado falou sobre as expectativas para a retomada do polo naval e os próximos projetos para a cidade.


“Estamos diante de algo real, com a retomada de um setor estratégico, que é a indústria naval com o estaleiro Rio Grande”, afirma o deputado Alexandre Lindenmeyer durante o programa Café com Z
Publicidade

Na tarde desta terça-feira, 11, o programa Café com Z, em O Litorâneo, recebeu o deputado federal Alexandre Lindenmeyer. Na ocasião, o deputado falou sobre as expectativas para a retomada do polo naval e os próximos projetos para a cidade.


Durante o programa, Lindenmeyer falou sobre a visita do presidente Lula ao município do Rio Grande. A passagem de Lula pelo município rio-grandino irá oficializar a licitação que prevê a aquisição de quatro navios da classe Handy,  com capacidade para movimentar de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB). Os navios serão construídos no estaleiro Rio Grande em um consórcio em parceria com a empresa Ecovix e o estaleiro Mac Laren, no Rio de Janeiro. 


“Nós estamos diante de uma possibilidade, algo real, que é a retomada de um setor estratégico que é a indústria naval. Com o estaleiro Rio Grande, para além das manutenções de embarcações, de exportações, ele volta a cumprir o seu papel principal: construção de embarcações. Teremos quatro navios, de 15 a 19 mil toneladas, com um prazo de construção de três anos e meio, com um investimento de mais de um bilhão e mais de 1400 empregos e uma massa salarial que começa a ingressar na economia da nossa cidade”, comentou.


Além disso, durante o programa, Alexandre  Lindenmeyer também comentou sobre os comentários relacionados ao Polo Naval e como ele enxerga a retomada do setor para o Rio Grande. “Eu estou muito feliz. Hoje, eu coordeno a frente parlamentar pela Indústria Naval, pelas audiências públicas, pelas defesas, debates, e pelo resultado de mudanças de legislações nacionais que acabam permitindo que esses navios possam ser construídos em Rio Grande, nós estamos vendo esse setor ser retomado, ser reconstruído. Resgato o ato que tivemos aqui, em 2017, em defesa desse setor. O que o presidente Lula diz, de forma enfática, é que naquele momento da história nós perdemos a narrativa. O que vingou era que a indústria naval era corrupção, roubalheira, sendo que, na verdade, todos os contratos que ali estiveram foram construídos dentro de um cronograma de prazo”, alegou.


Na oportunidade, o deputado também falou sobre as expectativas para o projeto de biorrefinaria da Refinaria de Petróleo Riograndense. “Se isso se concretizar, vai ser a primeira da América Latina, a estimativa é trabalhar com combustível diesel verde e aí seria mais quatro mil postos de trabalho.Com a questão do teor do enxofre, das exigências, a Refinaria vai ter que se modificar, e se der certo esse projeto, ela vai ser bem maior. É metalurgia, é emprego.”, afirmou o deputado. 


Confira a entrevista na íntegra:




Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.