CPERS solicita suspensão das aulas na rede estadual devido nova onda de calor
Reunião entre Secretaria de Educação e Sindicato será realizada nesta terça-feira, 25, para tratar sobre o tema

Nesta terça-feira, 25, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) irão realizar uma reunião para tratar sobre a possibilidade de uma suspensão das aulas na rede estadual durante essa semana. O encontro foi motivado por uma solicitação da categoria, encaminhada na última semana, que afirma que a nova onda de calor sob o Estado irá comprometer a aprendizagem dos estudantes e o trabalho dos docentes.
Em nota, o CPERS havia afirmado que o governo estadual deve apresentar um plano de implementação para a climatização e ventilação das instituições de ensino da rede. “O governo precisa apresentar um plano emergencial para climatização e a ventilação das instituições de ensino da rede estadual.
Além das orientações sobre o uso de roupas leves, alimentação saudável e hidratação — recomendadas pela secretária de Educação, Raquel Teixeira —, é fundamental que o Estado adote medidas concretas para proteger alunas(os), professoras(es) e funcionárias(os). A exposição prolongada a temperaturas extremas traz sérios riscos à saúde, tornando”, cita a nota, encaminhada na última sexta-feira, 21.
No mesmo dia, a Seduc havia publicado uma cartilha com orientações para dias de calor extremo. Segundo as medidas propostas, há possibilidade de antecipar ou adiar o horário de entrada e saída nos dias mais quentes, as atividades físicas devem ser substituídas e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) devem adotar ações que correspondam à realidade das diferentes regiões, incentivando visitas presenciais nas escolas, onde equipes de servidores avaliarão as condições de atendimento.
Segundo o CPERS, a partir da reunião desta terça-feira, 25 - ainda sem horário definido - o sindicato irá avaliar as próximas medidas, não descartando uma nova ação judicial.
Onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira, 24, para uma nova onda de calor no Rio Grande do Sul. Com vigência até a próxima quarta-feira, 26, às 16h, o aviso indica que os termômetros podem se aproximar dos 40ºC em algumas regiões.
Já na quarta-feira, 26, uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul. Ela deve provocar condições para chuva forte na parte da tarde na Metade Oeste, na Campanha e na região dos Vales. No sul do Estado, haverá risco de temporais.
COMENTÁRIOS