Seja bem-vindo
Rio Grande,24/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitos da região sul discutem com Sebrae projetos de desenvolvimento turístico

Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas que desenvolve na Costa Doce desde o início dos anos 2000.


Prefeitos da região sul discutem com Sebrae projetos de desenvolvimento turístico Foto: Divulgação
Publicidade

O Sebrae regional realizou na tarde desta quarta uma reunião com os prefeitos da região. Darlene Pereira (Rio Grande), Luis Fernando Mainardi (Bagé), Fernando Marroni (Pelotas) e Zelmute Marten (São Lourenço do Sul) haviam solicitado, em Brasília, apoio ao Sebrae para projetos de desenvolvimento turístico da região. 

O Sebrae, tanto nacional quanto regionalmente, apresentou as iniciativas que desenvolve na Costa Doce desde o início dos anos 2000. O gerente regional Ciro Vives, a gestora Jussara Argoud e a analista Elisângela Silva e técnicos das regiões Sul e Campanha do Rio Grande do Sul apresentaram  o trabalho realizado e as ações em parceria com os municípios, desde a criação dos planos e roteiros turísticos até as parcerias com agências e empresas envolvidas, passando também pelas políticas públicas construídas com as administrações municipais. 


Já Ana Clévia Guerreiro, analista de Competitividade do Sebrae Nacional, disse que o encontro tem como objetivo ouvir os prefeitos e titulares do Turismo nos municípios. A ideia é ajudar os prefeitos a construir o projeto de desenvolvimento turístico e econômico. E que a região se torne em definitivo um destino turístico do RS.

A prefeita Darlene Pereira foi a primeira a responder, agradecendo a parceria e disponibilidade do Sebrae em nome dos prefeitos. Ela ressaltou que todos sabem do potencial da região e de cada um dos municípios. Mas questionou as formas como aproveitar melhor esse potencial que, muitas vezes, só a população específica do local conhece. Como integrar os municípios e qualificar a recepção turística são outras preocupações da prefeita que, mais uma vez.


Mainardi, de Bagé, destacou as marcas históricas da região, que o prefeito entende ser de suma importância para unir a região em um projeto turístico, além de sugerir a criação de uma agência regional, com autonomia financeira e de negócios. Zelmute, por sua vez, ressaltou a diversificação da matriz produtiva e a participação de São Lourenço do Sul no Programa Cidade Empreendedora, do próprio Sebrae, através do qual o município pretende organizar o desenvolvimento local. E Marroni, de Pelotas, disse que a Costa Doce é um case de sucesso mas que o desejo dos prefeitos é que a região seja pauta de turismo internacional com os países do Prata, o ano inteiro.

SEMINÁRIO
Jussara Argoud apresentou o Seminário de Turismo, a ser realizado de 10 a 12 de junho pelo Sebrae, convidando todos os prefeitos e secretários a participar. Já os prefeitos pediram apoio do Sebrae em reforçar o convite para que o ministro do Turismo, Celso Sabino, esteja no seminário. Zelmute Marten disse que a região Sul e Campanha formam “a novidade do Turismo no Rio Grande do Sul” e que os prefeitos querem que isso seja visto, assim como as vocações produtivas regionais.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.