Observatório registra passagem de meteoro superbólido pelo céu do RS
O fenômeno não era registrado desde 2022. A passagem do meteoro foi captada por volta das 19h04 da quarta-feira, 23, e durou cerca de dez segundos.

O céu da região Noroeste do Rio Grande do Sul foi iluminado na noite de quarta-feira, 23, com a passagem de um meteoro superbólido. O fenômeno, que não era observado desde 2022, foi registrado pelo Observatório Heller & Jung, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o observatório, o meteoro foi visto por volta das 19h04 e teve duração aproximada de dez segundos. O superbólido é caracterizado por ser ainda mais luminoso que os meteoros classificados como fireballs, identificados como esferas brilhantes.
O fenômeno possui um brilho equivalente ou até superior ao da Lua cheia, liberando uma uma quantidade imensa de energia, em alguns casos, comparável à de uma pequena explosão nuclear. Além disso, o sueperbólido pode provocar ondas de choque, tremores e até danos, caso exploda em baixa altitude, segundo o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS.
A última vez que esse fenômeno havia sido registrado no céu do Rio Grande do Sul foi nos anos de 2020 e 2022. No entanto, o registro desta quarta-feira, 23, apresentou uma intensidade ainda maior, conforme apontado pelo observatório.
COMENTÁRIOS