Funeral e sepultamento do papa Francisco são realizados neste sábado, 26
Missa de Exéquias marca o início dos 9 dias de luto e orações

Após três dias de velório aberto para visitação e homenagens de fiéis, o Vaticano celebra na manhã deste sábado, 26, a Missa de Exéquias em honra ao papa Francisco, marcando o início do Novendiali — período de nove dias de luto e orações dedicados ao pontífice.
A cerimônia acontece no átrio da Basílica de São Pedro. Ao término da celebração eucarística, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que encerram as exéquias.
Participam da missa de corpo presente ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres, irmãs e irmãos religiosos. O caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira (25), foi colocado no átrio da Basílica, diante do altar.
As celebrações eucarísticas em sufrágio do papa Francisco seguirão ao longo de nove dias, com missas realizadas até 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro. A única exceção será a Missa da Divina Misericórdia, que acontece neste domingo (27), às 10h30 (horário local), na Praça de São Pedro.
COMENTÁRIOS